A crítica não é mais apenas contra quem usa plástico, mas também contra quem o recicla: a maior parte do plástico não é reciclável
Segundo relatório, apenas 9% dos plásticos são reciclados
A poluição plástica é um problema realmente sério. No passado, falamos sobre como a proliferação de produtos feitos com esse material resultou na presença de micro e nanoplásticos, até mesmo dentro do corpo humano. Uma das melhores estratégias para acabar com esse monstro é a reciclagem.
Infelizmente, um estudo publicado pelo Center for Climate Integrity revelou uma triste realidade: todas essas décadas de esforços de reciclagem foram em vão. Conforme o relatório, intitulado The Plastic Recycling Fraud, a indústria do plástico alimentou a ilusão de que, ao separar suas embalagens, as pessoas estão ajudando o planeta. No entanto, as empresas sabem que a maioria desses materiais não é reciclável em larga escala.
Leia também: Por que a poluição do ar acelera o envelhecimento da pele?
Uma promessa quebrada desde o início
Globalmente, apenas 9% dos plásticos são reciclados. Apesar disso, a imagem da reciclagem está fortemente ligada ao consumo de plástico desde o final da década de 1980.
Segundo um relatório do Inventário Nacional de Fontes de Poluição Plástica, uma campanha foi realizada nas últimas décadas "para enganar o público sobre a viabilidade da reciclagem de plástico".
Davis Allen, do Centro para Integridade Climática, disse que a indústria nunca teve a intenção de realmente reciclar, mas sim "fazer as pessoas acreditarem que estava funcionando".
...
Veja também