ONU: conselho do Pnuma conta agora com 193 países
A Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas decide permitir a participação dos seus 193 Estados-membros no conselho deliberativo do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma). A decisão está em linha com a ideia discutida durante a Rio+20 de fortalecimento da organização.
Criado a 40 anos, o Pnuma conta com 58 integrantes e agora vai receber a contribuição de representantes de 193 países. "A decisão da assembleia-geral de fortalecer e aperfeiçoar o Pnuma é um divisor de águas. A adesão universal ao conselho deliberativo da organização ambiental estabelece uma nova plataforma, plenamente representativa, para fortalecer a dimensão ambiental do desenvolvimento sustentável", explica o seu diretor-executivo, Achim Steiner.
Segundo Steiner, todos os países terão o mesmo peso nas decisões sobre como apoiar ações ambientais e garantir um compartilhamento de recursos naturais mais justo. O diretor-executivo afirma ainda que a resolução permitirá o aumento de acesso a tecnologia e o apoio do conhecimento científico para as decisões políticas.