SP e RJ têm alerta para chuvas após avanço de frente fria; instabilidade se espalha pelo País
Inmet emitiu alerta vermelho de grande perigo para os dois Estados e áreas de Minas Gerais
O avanço de uma frente fria pelo Sudeste deve intensificar as chuvas a partir desta terça-feira ,16, colocando São Paulo e Rio de Janeiro em alerta para grandes acumulados. Embora o sistema frontal também influencie outras regiões, os dois estados devem concentrar os maiores volumes.
Em São Paulo, a chuva deve chegar primeiro, se intensificando ao longo do dia, principalmente no litoral, na Grande São Paulo e no leste do estado, segundo a Climatempo. Nessas áreas, há risco de alagamentos e elevação de córregos. No interior paulista, a previsão também indica pancadas fortes mas com menor duração.
No Rio de Janeiro, a frente fria avança entre a noite de terça e a quarta-feira, aumentando a instabilidade em todo o estado. A expectativa é de chuva volumosa, com maior risco na Região Serrana. Na capital fluminense, os acumulados podem ultrapassar 60 mm, o que eleva a possibilidade de alagamentos e deslizamentos.
Além de SP e RJ, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta vermelho para áreas do sul e da Zona da Mata de Minas Gerais, onde os volumes de chuva podem chegar a 100 mm por dia.
Regiões Norte, Centro-Oeste e Sul terão tempo instável
No Norte do país, as instabilidades seguem atuando e mantêm chuvas de moderada a forte intensidade no Amazonas, Acre, Tocantins, Rondônia, Amapá e no oeste e sul do Pará, com risco de temporais. Em Roraima, a chuva pode ocorrer de forma mais intensa em grande parte do estado, enquanto no nordeste do Pará, na metade sul do Amapá e em áreas de Roraima o tempo tende a ficar mais firme.
No Centro-Oeste, o avanço do sistema favorece o transporte de umidade da Amazônia, provocando pancadas de chuva em Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, além de ocorrências isoladas em Goiás. Ao longo da tarde, a instabilidade se espalha pela região, com possibilidade de temporais e volumes elevados.
Já no Sul, a frente fria mantém a ocorrência de chuva no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, com risco de temporais em áreas do litoral e do norte de SC e PR. No decorrer do dia, a tendência é de redução das instabilidades no território gaúcho.
Calor predomina no Nordeste
O calor predomina no Nordeste com umidade relativa do ar baixa, podendo ficar abaixo dos 30% no norte da Bahia e extremo sul de Pernambuco. As rajadas de vento variam entre 40 e 50 km/h, inclusive no litoral.
Apesar disso, há chuva possibilidade de chuva moderada a forte no oeste e sudoeste da Bahia, metade sul do Maranhão, grande parte do Piauí, sul do Ceará, oeste da Paraíba e extremo norte de Pernambuco.