Primeira frente fria do outono terá chuva forte, risco de alagamentos, ventania e ressaca no Brasil
Temporais devem afetar principalmente São Paulo e Rio de Janeiro nos próximos dias
Uma frente fria traz fortes chuvas e queda de temperaturas ao Sul e Sudeste do Brasil, com destaque para São Paulo e Rio de Janeiro, além de riscos de ressaca e geada em áreas do Sul.
A primeira frente fria do outono no Brasil traz muita chuva para as regiões Sul e Sudeste nos próximos dias. Segundo o Climatempo, além da forte chuva, o ar frio de origem polar também derruba as temperaturas, principalmente em São Paulo. Outras áreas também devem sentir a queda nos termômetros.
Os principais impactos da frente fria serão os temporais, que afetam principalmente São Paulo e Rio de Janeiro, além da formação de um corredor de vento que deve atingir todo o Sul, São Paulo e parte do Rio.
Também há possibilidade de ressaca em todo o litoral do Sudeste. Há possibilidade de geada nas partes mais frias do Sul do Brasil.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Os efeitos da frente fria podem causar transtornos, como alagamentos, quedas de árvores e deslizamentos. Por isso, é importante que moradores de áreas de risco tomem os devidos cuidados.
Frente fria avança pelo Sudeste
Nesta quinta-feira, 3, a área de baixa pressão formada no Sul na quarta, 2, se desloca para o oceano, e dá origem a uma nova frente fria. Essa frente avança em direção a São Paulo e provoca temporais, ainda no Sul, em Santa Catarina e no Paraná, e também em grande parte de São Paulo.
O dia começou com sol e calor, mas o tempo deve virar durante a tarde na capital paulista. Já nesta quinta há possibilidade de temporal forte. No fim da tarde e à noite, o litoral sul, Baixada Santista e Vale do Paraíba também devem ter chuva forte.
Na sexta-feira, 4, a frente deve se deslocar para o Rio de Janeiro. No sábado, 5, ainda há previsão de bastante chuva nas áreas do Rio, Zona da Mata Mineira e litoral norte de São Paulo.
No domingo, 6, a chuva forte deve ficar apenas em pontos isolados do Rio de Janeiro, sem grandes transtornos.
Temporais em São Paulo e no Rio de Janeiro
Apesar da previsão de chuva forte para os estados do Sul nos próximos dias, São Paulo e Rio de Janeiro devem sofrer com os temporais até o fim de semana. Segundo o Climatempo, a chuva deve ser muito volumosa em ambos estados, com alto potencial de alagamentos, transbordamento de rios e deslizamentos.
Em São Paulo, o litoral pode ter volumes acima de 200 milímetros de chuva em algumas regiões, entre quinta-feira e domingo. A continuidade da chuva pode trazer volumes significativos em um curto período, nesta região.
No Rio, a Climatempo prevê volumes excepcionais, com acumulados entre sexta-feira e domingo que podem superar a média para todo o mês de abril. O acumulado pode chegar a 350 milímetros em algumas regiões.
A Defesa Civil de São Paulo faz um alerta para que a população evite áreas de risco e busque locais seguros para se abrigar e, em caso de emergência, ligue para os telefones 199, 193 ou 190.
Também há previsão de ventos muito fortes entre o Sul e Sudeste, e possibilidade de ressaca. A ventania deve provocar mais agitação no mar, com possibilidade de ressaca no litoral paulista e também no Rio de Janeiro.
Temperaturas mais baixas
Após os temporais, a expectativa é que as temperaturas fiquem mais baixas durante o fim de semana. Essa será a primeira massa de ar polar do outono. A previsão é de geada em regiões mais frias do Sul, como a Serra de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul.
Há possibilidade de temperaturas negativas no topo da Serra Catarinense, em pontos isolados. Esse seria o primeiro registro de temperatura negativa do ano, caso a previsão se concretize.
Em São Paulo, as máximas não devem passar dos 20ºC no fim de semana, e no Rio de Janeiro, as temperaturas ficam mais amenas, com previsão de 24ºC no domingo.