Inmet mantém alerta laranja para tempestade e queda de temperatura nesta terça em São Paulo
Temporal que atingiu o Estado na segunda-feira, 22, causou transtornos aos moradores; previsão indica mais chuva nos próximos dias
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mantém alerta laranja para perigo de tempestade durante a manhã desta terça-feira, 23, em cidades de ao menos sete Estados do País, incluindo São Paulo. Também está valendo até o início da tarde o aviso laranja para declínio de temperaturas. Ambos os alertas podem ser atualizados.
Tempestade
A expectativa é de chuva entre 50 e 100 mm/dia, ventos intensos de até 100 km/h e queda de granizo. "Há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos", disse o Inmet.
- Mato Grosso
- Mato Grosso do Sul
- Goiás
- Minas Gerais
- São Paulo
- Rio de Janeiro
- Paraná
Queda de temperatura
Há risco para declínio maior de 5ºC, segundo o Inmet em cidades de ao menos nove Estados do Brasil até o início da tarde desta terça-feira, mas o aviso pode ser atualizado.
- Mato Grosso
- Mato Grosso do Sul
- Goiás
- Minas Gerais
- São Paulo
- Paraná
- Santa Catarina
- Rio de Janeiro
- Espírito Santo
São Paulo
Após a passagem da frente fria nessa segunda-feira por São Paulo, com a incidência de fortes chuvas, observa-se o ingresso de ar frio de origem polar, que traz declínio acentuado das temperaturas, principalmente as temperaturas máximas nos próximos dias, segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura de São Paulo.
Veja a previsão para a capital paulista nos próximos dias, segundo a Meteoblue:
- Terça-feira: entre 14ºC e 17ºC;
- Quarta-feira: entre 14ºC e 17ºC;
- Quinta-feira: entre 13ºC e 14ºC;
- Sexta-feira: entre 11ºC e 16ºC.
Conforme a Meteoblue, há possibilidade de precipitações na terça e na quarta-feira, 24, na cidade de São Paulo.
Ao longo do dia, com o afastamento da frente fria, há previsão de pancadas de chuva isoladas na Baixada Santista e em Ubatuba, de acordo com a Defesa Civil do Estado de São Paulo.
Com o avanço da massa de ar frio pelo Estado, as temperaturas também entram em declínio em diversas cidades paulistas.