Há décadas pensamos que reciclar plásticos valia alguma coisa. Talvez estivéssemos errados
Menos de 10% dos plásticos descartados são reciclados no mundo, um número muito baixo A indústria promove a reciclagem há décadas... Sabendo que tem pouca aplicação prática
Que o sistema de reciclagem de plásticos está quebrado é um segredo aberto. Mas é só aos poucos que estamos percebendo a dimensão do problema. A associação norte-americana Center for Climate Integrity (CCI) publicou um relatório sobre a reciclagem de plásticos no ano passado. Ele atacou a indústria de plásticos, que acusava de ter promovido a reciclagem desses materiais mesmo sabendo da falta de viabilidade técnica e econômica.
Tarefa difícil
Reciclar plásticos não é uma tarefa fácil. No dia-a-dia utilizamos uma grande variedade de materiais deste tipo, cada um com determinadas características funcionais e químicas. Grande parte deles acaba no mesmo recipiente, o lixo, mas a partir daí é necessário separar cada tipo de plástico para proceder à reciclagem quando possível. Nem sempre é possível.
Dados díspares
Segundo dados da Ecoembes, em 2022 foram recicladas 708.596 toneladas de embalagens plásticas só na Espanha, embora ONGs duvidem. Segundo a Greenpeace, é notória a diferença entre a taxa de reciclagem de plástico declarada pela Ecoembes (89,2%) e a estimada pela própria organização (34,8%).
Segundo o relatório, números como esses são apenas o reflexo de uma impossibilidade: reciclar plásticos efetivamente está fora de alcance. Não apenas de uma perspectiva econômica, mas também de um ponto de vista tecnológico.
Uso único
No entanto, o relatório destaca uma acusação: mesmo sabendo dessa impossibilidade, a indústria promoveu a ideia de que a reciclagem era possível e...
Matérias relacionadas