O carro da McLaren para voltar a brigar na frente na F1
McLaren apresenta o MCL36, seu novo carro da F1. Laranja permanece como a cor predominante.
Depois de Haas, Red Bull e Aston Martin, chegou a vez da McLaren apresentar ao mundo seu carro para a disputa da Fórmula 1 em 2022. O evento de lançamento foi realizado na fábrica da equipe em Woking, Inglaterra, e valeu para todo o grupo McLaren Racing. Além do carro e da dupla de F1, foram mostrados os carros e pilotos da Fórmula Indy, da Extreme-E e o time de eSports da marca.
A participação da McLaren em mais categorias e, mais recentemente, uma maior integração entre elas, são parte da estratégia da equipe desde quando Zak Brown assumiu o comando. Um bom exemplo dessa integração foi a participação de Pato O’Ward, piloto da equipe na Indy, nos testes de pós-temporada da F1 em Abu Dhabi. A chance de o mexicano cruzar o Atlântico e mudar de categoria no futuro é pequena, mas existe.
Bom, pois vamos ao novo carro de Fórmula 1. Havia uma expectativa para saber se a McLaren adotaria a estratégia usada pela Aston Martin ontem (10), em que o novo carro foi, de fato, revelado por inteiro, ou se faria como Haas e Red Bull, que mostraram apenas a nova pintura sobre uma base provisória, sem mostrar o carro de verdade. Durante o evento, a equipe destacou que o modelo exposto era o real.
Como era de se esperar, mantém-se o predomínio da cor laranja adotada como padrão desde 2017 (cor, aliás, que tem história bem mais antiga na equipe). A pintura traz diferenças, no entanto. Há menos azul e mais preto, e a marca da VELO ganha bastante destaque nas laterais e na dianteira. Trata-se de uma marca ligada à British American Tobacco, que segue buscando formas de burlar a já antiga proibição da FIA a patrocínios ligados ao cigarro.
A dupla de pilotos permanece a mesma. Daniel Ricciardo vai para seu segundo ano no time, enquanto Lando Norris vai para sua quarta temporada na McLaren e na F1. Norris, aliás, começa o ano de contrato renovado até 2025. O jovem inglês, que é apoiado pela equipe desde as categorias de base, é em quem o time aposta suas fichas para o futuro.
Futuro que significa retomada para a McLaren. A equipe é uma das mais vitoriosas da história da Fórmula 1, mas atravessa um longo período já distante da briga por títulos. No ano passado, o time voltou a sentir o gosto da vitória depois de 9 anos longe, com a dobradinha Ricciardo-Norris em Monza. Mas o carro ficou para trás a partir daquele momento, e a equipe viu a Ferrari se consolidar como a terceira força. Para 2022, o novo regulamento traz um novo sopro de esperança para a McLaren – e não só para ela, diga-se...
Como explicou recentemente Piers Thynne, Diretor de Operações do time, projetar o MCL36 foi duro, e o processo de evolução do carro demandará uma nova mentalidade de trabalho para a equipe, mas a expectativa é de que a recompensa seja alta. 2021 foi o mais perto do topo que a McLaren esteve em vários anos. 2022 não pode ser nada menos do que isso. Voltar a ser gigante é o objetivo de médio prazo, e isso passa pelo sucesso do novo MCL36.