Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js

Doença que afetou Sandy mata 600 mil crianças por ano

Cantora Sandy não compareceu à passagem de som em show de São Paulo depois de ser diagnosticada com doença viral que pode levar à morte

14 out 2019 - 15h17
(atualizado às 16h48)
Compartilhar
Exibir comentários

Na reta final da turnê Nossa História, Sandy deu um susto em muitos fãs ao não participar da passagem de som de um show marcado para acontecer na cidade de São Paulo, no último domingo (13).

Sandy durante penúltimo show da turnê Nossa História - Foto: Eduardo Martins/AgNews
Sandy durante penúltimo show da turnê Nossa História - Foto: Eduardo Martins/AgNews
Foto: Foto: Eduardo Martins/AgNews / Minha Vida

Inesperada, a ausência da cantora foi justificada por seu irmão, Junior, durante os preparos para a apresentação no sábado. Na ocasião, ele informou que a artista estava com febre, dor de cabeça intensa, desidratação e bastante debilitada, tendo de virar a madrugada tomando soro.

De acordo com o músico, Sandy estava com suspeita de contágio por rotavírus, doença viral que mata cerca de 600 mil crianças anualmente em todo mundo.

"Vocês já devem estar sabendo a essa altura... Mas minha irmã não está bem de saúde hoje. Desde ontem começou a se sentir muito mal, está com suspeita de rotavírus, que é uma parada bem hardcore. Ela já estava bem mal ontem, a gente mal conseguia conversar com ela. Ela ficou bem debilitada", disse o cantor no palco.

Sandy também comentou sobre o mal-estar que teve em sua conta no Instagram e agradeceu o apoio dos fãs, ao que chamou de "mar de amor". "É o que me manteve de pé ontem e está me mantendo de pé hoje", declarou.

Mesmo com a saúde frágil, a cantora exibiu disposição durante o show de domingo que marcou os 30 anos da dupla. A última apresentação será em 9 de novembro, o que permite com que a artista tenha um tempo hábil para se dedicar à recuperação e tratamento da doença.

O que é o rotavírus

Rotavírus é o vírus causador da doença rotavirose, uma enfermidade que provoca diarreias graves - sendo uma das principais causas de morte de crianças menores de 5 anos no planeta.

Transmissão

A transmissão da rotavirose ocorre pelo contato fecal-oral (fezes-boca). Ou seja, por contato das pessoas com água, alimentos e objetos contaminados.

Sintomas do rotavírus

É possível notar a presença do rotavírus no organismo principalmente por:

  • Febre alta
  • Diarreia constante
  • Vômito

Atenção: nos adultos, os sintomas podem ser mais leves. Já em recém-nascidos de até quatro meses, a rotavirose pode não apresentar nenhum sinal físico.

Complicações da doença

Por ser uma doença grave, o rotavírus pode causar:

  • Desidratação
  • Convulsão devido à febre alta
  • Morte

Tratamento da rotavirose

Isso porque a desidratação reduz o nível de água no corpo, bem como de minerais essenciais, como potássio e sódio. Dessa forma, a reposição de líquidos e nutrientes se mostra eficaz no tratamento.

Isso porque a desidratação reduz o nível de água no corpo, bem como de minerais essenciais, como potássio e sódio. Dessa forma, a reposição de líquidos e nutrientes se mostra eficaz no tratamento.

Prevenção

Imunização

A maneira mais eficaz de se prevenir do rotavírus é pela vacinação. A vacina contra o rotavírus é oferecida em Unidades Básicas de Saúde, sendo o Brasil o primeiro país a disponibilizá-la gratuitamente pela rede pública.

Entenda quando e como tomar a vacina rotavírus.

Dicas para o dia a dia

O Ministério da Saúde oferece recomendações diárias que podem evitar a contaminação do rotavírus.

  • Lave sempre as mãos: especialmente antes e depois de utilizar o banheiro, trocar fraldas, preparar alimentos, amamentar, tocar em animais e se locomover em transporte público.
  • Desinfete utensílios: lave e desinfete objetos usados na preparação de alimentos.
  • Guarde sua comida: mantenha seus alimentos em recipientes fechados, longe de animais domésticos e insetos.
  • Mantenha a amamentação: o aleitamento materno aumenta a resistência de crianças contra diarreias.
  • Cuidado com o lixo: mantenha sempre os lixos tampados e ensacados, descartando-os corretamente em pontos de coleta.
  • Não beba água corrente: evite tomar água de rios, riachos e poços, pois podem estar contaminados.

Dados alarmantes sobre o rotavírus

Mesmo com a existência da vacina, o rotavírus ainda mata aproximadamente 600 mil crianças de até 5 anos por ano, de acordo com o CVE - Centro de Vigilância Epidemiológica Prof. Alexandre Vranjac. Ainda, a enfermidade acomete 40% dos casos de internação por diarreia grave no mundo.

O principal grupo de risco é formado por:

  • Funcionários e crianças hospitalizadas
  • Funcionários e crianças de creches e escolas
  • Pessoas com imunodeficiência

Veja também:

Sandy e Junior deixam filhos de Thais Fersoza e Michel Teló fascinados em show:
Minha Vida
Compartilhar
Seu Terra