Minivan elétrica da Mini transforma carro em sala de estar
Totalmente elétrico e autônomo, conceito Mini Vision Urbanaut conta com interior modular com foco em experiências sensoriais e mobilidade
Apresentado de forma virtual em novembro do ano passado, o conceito Mini Vision Urbanaut foi revelado de forma física na última quinta (1), durante o evento DLD Summer, em Munique, na Alemanha. Totalmente elétrico e autônomo, o modelo representa a visão de futuro da montadora inglesa para a mobilidade urbana. O Mini Vision Urbanaut ainda não tem previsão de chegada ao mercado.
De acordo com a Mini, o Vision Urbanaut foi projetado de dentro para fora. Por sinal, o interior é realmente o destaque do modelo. Com foco em experiências sensoriais, o habitáculo do Vision Urbanaut parece uma sala de estar. Com capacidade para quatro passageiros, o conceito conta com a plataforma digital Momentos Mini, que reúne experiências que os usuários gostariam de ter a bordo, tanto para facilitar a direção em cidades e estradas, quanto para aspectos básicos como som e iluminação.
Como parte da experiência sensorial, músicas e fragrâncias foram desenvolvidas para os momentos Chill, Vibe e Wanderlust. No momento Chill, o veículo envolve o usuário nas paisagens sonoras sutis de uma floresta, com o som das folhas e a água fluindo, que proporcionam relaxamento. Já os momentos Wanderlust e Vibe são acompanhados por uma trilha sonora de músicas que podem ser tocadas dentro e fora do veículo. Além disso, todo o interior do Mini Vision Urbanaut apresenta uma série de materiais reciclados, sendo estes também renováveis.
O interior do Mini Urbanaut é modular. Batizado de Cosy Corner, o banco traseiro pode se transformar em um sofá-cama. Logo acima, há um loop retroiluminado que assume uma aparência inspirada por um dossel verde da floresta, e também pode ser escurecido. A iluminação é um dos destaques do modelo, que conta com superfícies que podem mudar de cor. Construído sobre a plataforma CLAR, o Mini Vision Urbanaut mede 4,46 m de comprimento.
Outro objetivo da Mini é integrar elementos digitais e analógicos por todo o carro, criando uma experiência nova e intimista. Um nível digital adicional foi integrado debaixo das superfícies analógicas, como, por exemplo, na mesa dentro do veículo, na lâmpada com display oled e as matrizes de led no interior sob uma camada de tecido ou na frente e atrás das extremidades do carro. Caso seja necessário, o Mini Vision Urbanaut pode ser conduzido, já que há um volante e pedais, que ficam recolhidos sob o painel.
Por fora, a carroceria do Mini Vision Urbanaut lembra o conceito Volkswagen ID. Buzz. A carroceria em formato minivan conta com a parte superior totalmente de vidro, que contribui para a sensação de amplitude no interior. Os faróis e as lanternas de led ficam ocultos sob a carroceria. Assim como a antiga Kombi, o para-brisas pode ser aberto para cima quando o carro estiver estacionado, e há uma porta corrediça na lateral direita.
A Mini não divulgou informações a respeito da motorização do Vision Urbanaut, que ficará exposto ao público em Munique. Apesar disso, o modelo não tem previsão de chegar ao mercado. Por outro lado, pode ser que o conceito sirva de inspiração para os próximos lançamentos da montadora inglesa, que, por enquanto, aposta suas fichas em carros aspiracionais como o Mini Cooper Cabrio.