PUBLICIDADE

O que é e para que serve o DNS?

4 ago 2020 - 11h37
(atualizado em 6/8/2020 às 11h00)
Compartilhar
Exibir comentários

DNS (Domain Name System) é a sigla para Sistemas de Nome de Domínio. Esse sistema é o responsável por executar e transformar o nome dos sites em número de IP. Isso permite que as páginas sejam encontradas na internet. Cada IP é exclusivo para cada site.

Foto: McAfee / McAfee

Para que serve?

Esse serviço pode ser oferecido pelo provedor de acesso à internet – serviço de hospedagem - ou por outro meio que satisfaça mais o usuário. Cada servidor tem seu endereço próprio que possibilita que os internautas encontrem a página.

Para explicar melhor, vamos detalhar: a internet funciona no padrão IP que usa pacotes endereçados. Cada componente (imagem, texto, vídeo) do site é enviado ao provedor de acesso em pacotes e interpretado no dispositivo que visualiza aqueles elementos. Porém, cada dispositivo se conecta com outro quando reconhece o IP. E para acontecer essa transação os dispositivos precisam se conversar. Em resumo: quando um usuário digita a url de um site, ele está enviando uma requisição na rede para encontrar o respectivo IP do servidor que o armazena.  

Após o pedido ser enviado para o provedor de acesso, esse repassa para o DNS. Assim, o DNS funciona como um tipo de tradutor da página, fazendo uma ligação entre o provedor e o site, que é conhecido como interface.

Esse caminho todo é assegurado pelo DNS, mas muitos hackers tentam desviar a rota e mandar o usuário para outro site, que contém links maliciosos. Para manter a segurança na sua navegação é indispensável ter instalado no seu dispositivo um antivírus de confiança. O Terra Antivírus detecta páginas duvidosas protegendo você de qualquer tipo de ataque. Acesse o link e saiba o que mais podemos ajudar.

Fonte: Rock Content

McAfee Network Associates Inc. © Copyright 2020.  Todos os Direitos Reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade