PUBLICIDADE

Estamos preparados? Entenda o conceito de Internet das Coisas

Saiba os riscos e como se preparar para este novo estilo de vida

27 nov 2020 - 08h00
Compartilhar
Exibir comentários

Se você tiver entre 35 e 50 anos vai se lembrar bem da família Jetsons, que vivia num futuro distante que todos nós sonhávamos e até duvidávamos poder existir algum dia. Pois esta já é a nossa realidade com mais essa revolução tecnológica, a Internet das Coisas.

A IoT, sigla em inglês, estará presente nos nossos eletrodomésticos, no carro, nas persianas e luminárias em pouquíssimo tempo. Ela nada mais é que uma rede de conexão entre objetos físicos e o usuário através de sensores inteligentes e softwares que transmitem comandos de dados para uma rede. Este universo de informação digital distribuída em objetos inteligentes – detalhe, qualquer coisa mesmo! - no mundo deverá representar 44 milhões de gigabytes ainda este ano.

Pense em algum utensílio e ele poderá ser conectado para melhor te servir. Seja na sua saúde, no trabalho, na rua ou em casa. Coisas do cotidiano ficam mais inteligentes para a sua produtividade com sua ampliação na funcionalidade com o cruzamento de dados. Esta transformação digital vai muito além da Tecnologia porque a partir do momento que as “coisas” conversarem entre si, terão suas funcionalidades ampliadas. Resumindo, a nossa vida ficará bem mais organizada.

O conceito da IoT não é novo, pois muitas empresas e pessoas já se beneficiam dele. Com a tecnologia é possível hoje acender e apagar as luzes, ligar a televisão e escolher um canal, ligar aparelhos eletrodomésticos, abrir ou fechar cortinas e desligar o alarme. Nosso trabalho será ter olhos mais atentos e medidas bem pensadas. O papel da rede é fundamental neste processo. Sua conexão de dados deverá ser confiável aproveitando ao máximo a banda disponível.

Para a sua segurança vão aí umas dicas que ajudam muito: crie uma senha inteligente e sempre única e atualize os sistemas operacionais. Outra precaução é saber se os gadgets conectados na página do dispositivo ligados ao roteador foram permitidos por você. Os crimes na web estão de olho nesta fatia promissora do mercado. O Mirai, famoso por ser uma das famílias de programas maliciosos mais ativas de Internet das Coisas, teve um aumento nos ataques de 50% este ano. Vai ser importante também um antivírus de confiança, que alerte o perigo sempre que necessário. Fique por dentro do Terra Antivírus e desfrute do melhor da Tecnologia. Fique Seguro.

McAfee Network Associates Inc. © Copyright 2020.  Todos os Direitos Reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade