A França está testando um robô pedreiro capaz de construir 60 metros quadrados de parede em um único dia: ele poderá chegar aos canteiros de obras em 2027
O setor enfrenta uma escassez persistente de mão de obra qualificada, motivo pelo qual a automação ganha espaço na construção, enquanto a empresa planeja adotar o modelo de locação com operador especializado
A França testou o WLTR, um robô pedreiro capaz de construir 60 m² de parede por dia, no centro de inovação Scale One, ao sul de Paris. Desenvolvido desde 2021 pela KM Robotics e pela Wienerberger, o dispositivo já foi aplicado em mais de 100 projetos europeus antes de sua estreia no país. A tecnologia foi avaliada em um ambiente experimental que simula canteiros reais e tem previsão de chegar oficialmente às obras a partir de 2027, prometendo transformar o setor da construção civil.
A França testou, pela primeira vez, um robô pedreiro capaz de erguer até 60 m² de parede por dia, durante uma semana de demonstrações na localidade de Chilly-Mazarin, ao sul de Paris. O dispositivo, conhecido como WLTR, operou em uma plataforma experimental — e não em um canteiro de obras real —, mas demonstrou claramente seu potencial para transformar o setor.
Segundo o jornal Le Parisien, o teste ocorreu no Scale One, um centro de inovação de 2.500 m² situado no departamento de Essonne, inaugurado pela empresa francesa Bouygues Construction em outubro deste ano. O espaço, concebido no âmbito do programa governamental "França 2030", foi projetado para reproduzir as condições reais de um canteiro de obras e validar tecnologias antes de sua implementação em campo.
Além da robótica, o local é utilizado para testar impressoras 3D de concreto, sistemas de revestimento fotovoltaico e soluções de gestão de resíduos baseadas em inteligência artificial.
O WLTR já soma mais de 100 projetos na Europa antes de sua estreia na França
O WLTR — pronunciado "Walter", em referência aos termos wall (parede) e tr (terra) — não é um protótipo em fase inicial. Ele vem sendo desenvolvido desde 2021 pela KM Robotics e pela Wienerberger, grupo austríaco do setor de materiais de construção, por meio de sua divisão tecnológica, a GreenBuild.
Antes de chegar à França, o robô já foi utilizado em mais de 100 projetos na República Tcheca, Áustria, Eslováquia, Polônia, Hungria e Reino Unido.
De acordo com ...
Matérias relacionadas
A Lua terá seu próprio supercomputador: processar dados na Terra não é uma opção
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.