PUBLICIDADE

Crânio impresso em 3D salva a vida de cachorro

Na contra mão de quem gasta sua energia para matar animais, veterinários americanos salvaram um cão com um crânio impresso em 3D.

11 dez 2018 - 10h20
Compartilhar
Exibir comentários

Em uma cirurgia pioneira na América do Norte, realizada em setembro  de 2018, veterinários dos Estados Unidos e Canadá usaram uma parte de um crânio impresso em 3D para salvar a vida de um cachorro.

Foto: Reprodução / Geekness

A cadela Patches desenvolveu há alguns anos um tumor no topo de sua cabeça, que cresceu a ponto de invadir sua cavidade ocular e pressionar o seu cérebro. Michelle Oblak, cirurgiã oncologista da Universidade de Guelph, no Colégio Veterinário de Ontario, junto da colega veterinária Galina Hayes, fizeram a cirurgia que precisou escavar cerca de 70% do crânio do animal.

Para cobrir esta abertura, elas usaram uma peça de titânio impressa em 3D que encaixou como se fosse uma peça de quebra-cabeças.

Confira o vídeo (áudio em inglês):

“A tecnologia cresceu tão rapidamente, e poder oferecer essa placa, personalizada e de ponta em um dos nossos pacientes caninos foi realmente incrível”, disse Oblak.

Em seu campo de pesquisa, a doutora analisa o desenvolvimento de doenças caninas como modelo para câncer em humanos. Isso significa que no futuro há uma possibilidade de usar os mesmos moldes de impressão em 3D em pessoas.

Foto: Reprodução / Geekness

"Na medicina humana, há um atraso no uso da tecnologia disponível, enquanto a regulamentação do setor se atualiza ”, disse Oblak. “Ao realizar esses procedimentos em nossos pacientes, podemos fornecer informações valiosas que podem ser usadas para mostrar o valor e a segurança desses implantes para humanos. Esses implantes são o próximo grande salto na medicina personalizada, que permite que cada elemento do atendimento médico de um indivíduo seja especificamente adaptado às suas necessidades específicas".

(*) Flávio Croffi é editor do site Geekness

Digital
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade