Script = https://s1.trrsf.com/update-1765224309/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Sistema de Ensino já atualiza material didático com as tendências apontadas na Base Nacional Comum

18 jul 2016 - 15h57
Compartilhar
Exibir comentários

Em novembro deste ano, está previsto pelo Ministério da Educação a apresentação da versão final da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento que prepara os conteúdos mínimos a serem ministrados a alunos do Brasil inteiro. De olho nas revisões já apresentadas, o material do Sistema de Ensino pH já vem sendo reformulado para se adequar ao novo plano pedagógico.

Foto: DINO

Fabrício Cortezi, professor e coordenador pedagógico do Sistema de Ensino pH, vê com otimismo as mudanças propostas. Para ele, a atualização de uma base comum curricular nas escolas brasileiras que abra espaço para trabalhar as características regionais e culturais de cada parte do país é um ganho para a sociedade como um todo.

"Quando a BNCC se propõe a fazer isso tomando como base a formação humana e integral, por meio de uma política nacional de formação de professores, tecnologias educacionais, infraestrutura da escola e avaliação da Educação Básica, podemos olhar para frente e imaginar um futuro onde a escola volte a se aproximar do aluno, e isso é um ponto muito positivo", avalia.

Conexão com o aluno de hoje

Nesse contexto, todo o material didático do Ensino Médio do Sistema de Ensino pH começou a ser reformulado logo que foi divulgada a primeira versão da BNCC. Com o documento, Cortezi explica que o Sistema entendeu que deveria fugir da abordagem de conteúdo tradicional e enciclopédica.

Para isso, o primordial foi compreender as necessidades e os anseios do aluno de hoje. "Os autores são professores que não deixaram a sala de aula, justamente porque precisamos conhecer bem essa geração de alunos. A oferta de produtos e soluções tecnológicas aumentou muito e precisamos manter os estudantes na escola, focados e interessados", ressalta.

O desafio foi, então, recriar toda a estrutura de apresentação dos conteúdos. Ao começar um módulo, por exemplo, o material propõe uma situação-problema que poderá ser compreendida ao longo do contato com os objetos de conhecimento daquele módulo. Assim, o desenvolvimento desses conteúdos é feito de maneira contextualizada, buscando elementos que estejam ligados ao cotidiano dos alunos.

Quase quarenta professores trabalham na reformulação do material didático, desde a produção do conteúdo até a revisão. Além dos próprios autores, o material recebeu contribuições de diversos educadores, espalhados por todo o Brasil, de forma a construir um Sistema que possa ser utilizado em qualquer região do país. "Desenvolvemos um material específico para eles, o qual tem a finalidade de enriquecer o trabalho em sala de aula com base em nossa experiência", conta Cortezi. Para garantir a qualidade e eficiência de cada módulo, acadêmicos e profissionais de áreas específicas contribuem com sugestões de melhorias.

"É, sem dúvida, o maior desafio que já enfrentamos. Estamos trabalhando diariamente nesse material desde outubro do ano passado e recebemos respostas muito positivas. Olhar para a versão quase finalizada tem sido fonte de muito orgulho para todos nós.", anima-se. O novo material didático do Ensino Médio do Sistema de Ensino pH estará disponível já em 2017.

Sistema de Ensino pH (www.phsistemadeensino.com.br) - O Sistema de Ensino pH surgiu em 2012, a partir do trabalho desenvolvido no Colégio e Curso pH, presente há 29 anos no Rio de Janeiro. Reconhecido pelo elevado número de aprovações nos vestibulares das universidades mais concorridas do estado e pelos excelentes resultados no ENEM, o pH atua da Educação Infantil ao Pré-vestibular. O sistema conta com uma série de escolas parceiras e oferece ferramentas de acompanhamento pedagógico, soluções tecnológicas, assessoria em marketing e formação contínua dos profissionais. O Sistema de Ensino pH integra o portfólio de empresas da SOMOS Educação.

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade