PUBLICIDADE

Temporal com ventos de 104 km/h em São Paulo

Frente fria chegou a SP com nuvens muito carregadas, que provocam temporais em diversas áreas do estado.

3 nov 2023 - 16h52
(atualizado às 18h24)
Compartilhar
Exibir comentários

Lição simples de meteorologia, para qualquer um entender: quando o céu fica preto e venta em plena tarde, o temporal está batendo na porta.

Foto: Climatempo

Nuvens de temporal avançam sobre São Paulo na tarde de 3/11/23 (Foto: São Paulo (SP), Marcelo Pinheiro)

Foi exatamente isso que ocorreu em muitos municípios paulistas na tarde desta sexta-feira, 3 de novembro de 2023. As nuvens carregadas, do tipo cumulonimbus, se espalharam sobre o estado de São Paulo por causa da chegada de uma frente fria, que já vinha sendo prevista pela climatempo desde o começo da semana.

Foto: Climatempo

Temporal avança sobre Sao Paulo na tarde de 3/11/23 (Foto: São Paulo (SP), Marcelo Pinheiro)

Na Grande São Paulo, as nuvens negras provocaram chuva intensa e ventania por onde passaram. O aeroporto de Congonhas registrou rajada de 104 km/h às 16h15, durante a passagem das nuvens cumulonimbus que provocaram também chuva forte. Quase na mesma hora, o aeroporto Viracopos (Campinas) teve rajada de 80 km/h.

As áreas de chuva se deslocaram muito rapidamente em direção ao Vale do Paraíba,  Mantiqueira e para a região de divisa com Minas Gerais, que terão temporais no fim da tarde e começo da noite.

Fim de semana de sol em SP

A frente fria que chega a São Paulo na sexta-feira terá um deslocamento muito rápido, afastando-se da capital paulista já no sábado. 

Já no sábado, o ar frio de origem polar entra no estado de São Paulo e afasta de vez as nuvens carregadas e reduz a umidade no ar também na região da capital paulista.

Na cidade de São Paulo, o fim de semana será com predomínio de sol e temperaturas agradáveis na maior parte do dia. Mas a presença do ar frio de origem polar vai deixar a noite e o amanhecer um pouco frios, para os padrões desta época.

Não há expectativa de chuva no fim de semana para a cidade de São Paulo. Tantos os treinos classificatórios do sábado, com a corrida do Grande Prêmio São Paulo de Fórmula 1, no domingo, 5 de novembro, devem ocorrer com sol, algumas nuvens, sem chuva e sem calor excessivo. Pista seca!

A Climatempo prevê temperatura de 17°C a 25°C para o sábado e de 12°C a 24°C para o domingo.

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade