PUBLICIDADE

Chuva cai forte em muitos estados brasileiros

Frente fria avança do Sul em direção ao Sudeste e ao Centro-Oeste e ciclone extratropical atua no litoral do Rio Grande do Sul.

3 nov 2023 - 06h58
Compartilhar
Exibir comentários

Uma frente fria associada a um ciclone extratropical se organizou sobre  sobre o Sul do Brasil. O processo de formação destes dois sistemas formou nuvens muito carregadas, com potencial para provocar tempestades sobre o Sul do Brasil. Nesta sexta-feira, o ciclone extratropical sobre o Rio Grande do Sul fica perto do litoral gaúcho e a frente fria avança sobre São Paulo e Mato Grosso do Sul mudando o tempo nestes estados.

O ar quente e úmido predomina sobre o país e outras nuvens carregadas crescem no Sudeste, no Centro-Oeste, no Norte e também na Região Nordeste.

Foto: Climatempo

Atenção para  muita chuva no Sul do Brasil (Foto: Getty Imagens)

Previsão do tempo para o Brasil para 03/11/2023 - sexta-feira

Região Sul

Uma frente fria associada a um ciclone extratropical se organizaram sobre o Sul do Brasil e ainda influenciam a Região nesta sexta-feira . Esta sexta-feira é um dia de alerta para muita chuva e com forte intensidade pode ocorrer nos três estados . O dia segue com predomínio de céu nublado e chuva ao longo do dia em toda a Região Sul do Brasil.

A chuva mais volumosa deve ocorrer no litoral sul gaúcho, região de Pelotas e Rio Grande, também em todo o norte do Rio Grande do Sul, no estado de Santa Catarina e também no centro-oeste sul do estado do Paraná. As três capitais também podem ter chuva de forte intensidade. A região de Uruguaiana, no sudoeste do Rio Grande do Sul, fica nublada e com alguma garoa.

A situação é de alerta para ventos fortes nesta nesta sexta-feira sobre a Região sul do Brasil, que podem chegar a 100 km/h no litoral do Rio Grande do Sul, no litoral sul de Santa Catarina, na região de Florianópolis e também nas áreas de serra do Rio Grande do Sul de Santa Catarina. Ventos de 70 a 85 km por hora podem acontecer no norte do Rio Grande do Sul,  em todo estado de Santa Catarina e também nas áreas ao centro, oeste, sul e leste do Paraná. Pode ventar forte na região de Curitiba em Porto Alegre. No centro-oeste e sul do Rio Grande do Sul e no centro-norte do Paraná as rajadas de vento podem ter até 70 km/h 

Região Sudeste

Uma frente fria que se organizou sobre o Sul do Brasil avança em direção à Região Sudeste e nesta sexta-feira aumenta as condições para a chuva em São Paulo, em parte de Minas Gerais e também no Rio de Janeiro. 

Esta sexta-feira terá com bastante sol e sem chuva apenas no extremo norte do Rio de Janeiro e sobre o Espírito Santo. No estado de São Paulo, os pancadas de chuvas já vão começar pela manhã nas áreas de divisa com o Paraná, e depois  se espalham sobre o estado de São Paulo principalmente à tarde e à noite. Há risco de temporais em todas as áreas paulistas. 

No Rio de Janeiro ( exceto no norte do estado) e também na maior parte de Minas Gerais, o sol aparece de manhã e as pancadas de chuva devem acontecer à tarde e à noite. O alerta é para temporais no Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba, no Sul de Minas. 

No centro-norte de Minas choveu na madrugada, o sol aparece pela manhã e as pancadas de chuva retornam durante a tarde e podem ser moderadas a fortes. Na Zona da Mata Mineira, na Grande Belo Horizonte, no Grande Rio, na região serrana do Rio de Janeiro, que teve muita chuva há dois dias, no centro-sul do estado do Rio,o sol predomina pela manhã. Mas a situação é de atenção para o risco de chuva moderada a forte, mas que vem ocorrer a partir da tarde e à noite.

Região Centro-Oeste 

O ar quente úmido predomina sobre o Centro-Oeste e nuvens carregadas crescem sobre quase toda a Região. 

Em Mato Grosso, no Distrito Federal e em Goiás, o sol aparece em grande parte do dia e há previsão de pancadas de chuva com raios à tarde e à noite. 

A situação é de alerta para temporais no centro, leste e sudeste de Goiás e no Distrito Federal. O centro-leste de Mato Grosso pode ter chuva moderada a forte.

O risco de temporais é maior em Mato Grosso do Sul por causa da passagem de uma frente fria. O centro, sul e oeste de Mato Grosso do Sul tem chuva a qualquer hora e o restante do estado terá pancadas a partir da tarde. Há risco de chuva forte em todo o estado.

Região Nordeste

O ar úmido predomina sobre o Nordeste do Brasil e nuvens carregadas crescem por quase toda a região provocando pancadas de chuva. 

Só não deve chover no norte do Piauí e do Ceará, no interior do Rio Grande do Norte .

O sol aparece forte no decorrer do dia em todos os estados. Pode chover rapidamente no centro-sul do Ceará, no sertão da Paraíba, nas áreas litorâneas, agreste e zona da mata desde o leste do Rio Grande do Norte até o sul da Bahia.

Pancadas de chuva com raios, que podem ser fortes, podem ocorrer  à tarde e à noite no interior da Bahia, em Teresina e no interior do Piauí, no sertão de Pernambuco e no interior do Maranhão.

Região Norte 

O ar úmido predomina sobre a Região Norte e nuvens carregadas crescem sobre quase todos os estados.

Só não deve chover no Amapá

As demais áreas da Região Norte têm sol na maior parte do dia, mas também pancadas de chuva com raios principalmente à tarde e à noite. Há risco de chuva forte no oeste do Amazonas e do Acre, no leste do Pará e no Tocantins.

Alertas meteorológicos para 03/11/2023 - sexta-feira

Atenção para chuva moderada a forte nas capitais Porto Alegre, Florianópolis,  Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Campo Grande, Goiânia, Brasília, 

Aviso especial:  perigo de temporais e chuva volumosa no centro, oeste sul do Paraná, em todo o estado de Santa Catarina, na serra, no norte e litoral sul do Rio Grande do Sul.  Essas áreas podem ter rajadas de Vento de até 80 km/h.

Alerta para temporais, com rajadas de ventos de até 80 km/h no centro-norte e leste do Paraná, sul e nordeste do Rio Grande do Sul, incluindo a região de Porto Alegre, no leste de Mato Grosso do Sul, em São Paulo, no centro, leste e sudeste de Goiás, no Sul de Minas, Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, no oeste da Bahia e sul do Piauí

Atenção para chuva moderada forte, com raios e rajadas de vento de até 70 km/h no centro, sul e centro-oeste do Rio Grande do Sul, no centro, oeste e norte de Mato Grosso do Sul, no centro-sul do Rio de Janeiro, no centro, leste e norte de Minas Gerais (exceto no Vale do Rio Doce), no oeste do Acre e do Amazonas, no Tocantins, no leste do Pará, no centro, sul e leste de Mato Grosso, no interior da Bahia (exceto no oeste baiano), no sul e norte de Goiás

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade