Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Fevereiro com chuva ligeiramente acima da média em pontos do RS

Os episódios de chuva em fevereiro serão mais frequentes que os de janeiro, mas o calor extremo permanece no estado gaúcho.

22 jan 2023 - 09h25
(atualizado às 12h27)
Compartilhar
Exibir comentários

Pelo terceiro verão consecutivo, a presença do La Niña influencia na falta de chuva durante os meses de verão sobre o Rio Grande do Sul.  A irregularidade da precipitação faz com que a estiagem seja bastante prolongada no estado. 

De acordo com a Defesa Civil estadual, são 123 municípios gaúchos que decretaram situação de emergência devido à estiagem no estado do Rio Grande do Sul.

Foto: Climatempo

 Acumulado de chuva sobre o Rio Grande do Sul nos primeiros 21 dias de janeiro de 2023.

A chuva retornou no sábado (21), as pancadas de chuva vieram com forte intensidade, e acumulados pontualmente elevados foram observados no Rio Grande do Sul.

Maiores volumes de chuva no sábado (21) no Rio Grande do Sul, de acordo com o Cemaden:

Sapucaia do Sul: 55mm

Nova Santa Rita: 50mm

São Leopoldo: 46mm

Gravataí: 37mm

São Sebastião do Caí: 36mm

Terra de Areia: 35mm

Santa Maria: 35mm

Itati: 32mm

Riozinho: 30mm

Esses volumes de chuva não  revertem a estiagem que o estado presencia, mas ajudam na umidade e qualidade do ar, retomada da infiltração capilar do solo e aumento pontualmente da umidade nas primeiras camadas de solo, chuva essa extremamente aguardada pela população e produtores rurais.

Previsão de chuva para Fevereiro 2023

Foto: Climatempo

Visando esse cenário de quebra de produtividade das lavouras, estiagem, muito calor e baixa umidade em ar, as notícias são um pouco mais otimistas para o mês de fevereiro no Rio Grande do Sul.

Para o mês de fevereiro, as anomalias positivas de chuva são bem suaves, com chuvas ligeiramente acima da média nos pontos em azul, como no noroeste faixa norte do estado, além da Região Metropolitana de Porto Alegre.

Nas áreas da Fronteira Oeste, Campanha e centrais, chuvas dentro/ ligeiramente abaixo da média. No entanto, o grande  destaque é que o mês de fevereiro receberá mais umidade que janeiro, com chuvas mais frequentes, no entanto, o calor e as altas temperaturas continuam, sobretudo em áreas da Fronteira Oeste e Campanha Gaúcha, onde acontecem os maiores desvios positivos de temperatura mensal. 

Climatempo
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade