Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Papa Leão XIV reabre apartamento fechado desde morte de Francisco

12 mai 2025 - 10h09
Compartilhar
Exibir comentários

Com cerimônia discreta, o Papa Leão XIV reabriu no domingo (11) o apartamento papal do Palácio Apostólico no Vaticano, fechado desde a morte de Francisco, em abril. As imagens do momento foram divulgadas nesta segunda-feira (12) pela Santa Sé.

Papa Leão XIV reabre apartamento papal no Vaticano
Papa Leão XIV reabre apartamento papal no Vaticano
Foto: Reprodução/TV Globo / Perfil Brasil

A abertura seguiu o protocolo tradicional da Igreja Católica. Sediários pontifícios removeram os selos que lacravam o local. Depois, Leão XIV abriu as portas com uma chave. O pontífice caminhou pelos cômodos, que incluem uma capela particular, um escritório e o quarto.

A reabertura foi acompanhada por figuras do alto clero. Estavam presentes o camerlengo Kevin Joseph Farrell, que assumiu funções administrativas durante o período da Vacante; o cardeal Pietro Parolin, secretário de Estado do Vaticano; o monsenhor Leonardo Sapienza, regente da Casa Pontifícia; além de outros religiosos.

O novo papa vai viver no Palácio Apostólico?

A tradição indica que o papa reside no Palácio Apostólico, onde ficam os aposentos privados e o escritório de trabalho do pontífice. Francisco, no entanto, rompeu com esse costume. Durante todo o seu pontificado, ele viveu na Casa Santa Marta, residência mais modesta dentro do Vaticano. O prédio serve de hospedagem para religiosos de passagem por Roma e abriga os cardeais durante o conclave.

Até o momento, Leão XIV não informou se pretende morar no Palácio Apostólico ou manter o exemplo de seu antecessor. A decisão sobre a residência oficial ainda não foi divulgada pelo Vaticano.

No mesmo domingo, o novo papa voltou à Capela Sistina. A visita ocorreu após a primeira missa dominical com a presença de fiéis na Praça de São Pedro desde o início de seu pontificado.

Antes de ser eleito, Robert Prevost, nome civil do atual papa, era cardeal e ocupava um cargo de alta hierarquia na Santa desde 2023. Nascido nos Estados Unidos, atuou por décadas como missionário no Peru. Seu nome era pouco conhecido fora dos círculos eclesiásticos antes da eleição.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Perfil.com Brasil (@perfilcombrasil)

Perfil Brasil
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade