Script = https://s1.trrsf.com/update-1770314720/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

"O câncer me ensinou a fazer metas a cada 2 anos", diz Jorge Lima, secretário de Desenvolvimento Econômico de SP

Lima convive com o câncer desde 2001, quando recebeu uma notícia devastadora: os médicos lhe deram apenas três dias de vida. Nesta entrevista, ele conta que, ao sobreviver, decidiu "realizar algo grande pelo país"

18 fev 2026 - 09h32
(atualizado às 09h41)
Compartilhar
Exibir comentários

Jorge Lima, atual Secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, conta a José Roberto Maluf como foi sua transição da carreira executiva no setor privado para a gestão pública e os desafios diante do câncer.

Jorge Lima e José Roberto Maluf
Jorge Lima e José Roberto Maluf
Foto: Divulgação / Perfil Brasil

Jorge Lima e o diagnóstico: "3 dias de vida"

Para muitos, o diagnóstico de uma doença grave é visto como um ponto final, mas para Jorge Lima, foi o início de uma nova forma de enxergar o mundo e a gestão pública. Jorge Lima convive com o câncer desde 2001, quando recebeu uma notícia devastadora: os médicos lhe deram apenas três dias de vida. Desde então, ele se tornou "cobaia" de um medicamento, que na época, estava em fase inicial e hoje é um sucesso terapêutico. Ele mantém o tratamento com uma dose diária de 450 mg de quimioterapia oral há mais de duas décadas. Essa sobrevivência improvável trouxe ensinamentos que ele carrega para dentro de sua atuação no governo.

O valor do curto prazo e das metas reais

Um dos ensinamentos mais marcantes que o câncer impôs  foi a necessidade de planejar a vida em ciclos curtos. "O câncer me ensinou a fazer metas de dois em dois anos", revela o secretário. Para ele, o simples fato de sobreviver a cada ciclo já é uma vitória extraordinária, o que o força a manter um pensamento focado e pragmático.

A vocação para o público

A doença também serviu como um catalisador para sua transição do setor privado para o público. Incentivado por sua esposa, que via no serviço público uma oportunidade de ele realizar "algo grande" pelo país, Lima decidiu aplicar sua experiência de décadas como executivo em prol do Brasil.Ele acredita que sua resiliência diante da saúde o preparou para lidar com os desafios complexos da economia, como a desburocratização e a atração de investimentos para o interior paulista. Para o secretário, o câncer ensina que o tempo é o recurso mais escasso, e por isso deve ser usado para deixar um legado real.

Perfil Poder: onde assistir?

Perfil Poder vai ao ar diariamente, às 20h, com programas inéditos aos sábados e domingos. Acesse o canal 2130 pela sua Smart TV Samsung, canal 198 da LG Channels ou o no canal CARAS TV no aplicativo SóPlayAssista também à programação no canal oficial do YouTube, no endereço da CARAS Brasil.

Perfil Brasil
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade