PUBLICIDADE

Mundo

Tufão Mangkhut atinge o nordeste das Filipinas

Fenômeno pode ser o mais forte da história do país

14 set 2018 - 16h24
(atualizado às 16h27)
Compartilhar
Exibir comentários

O tufão Mangkhut tocou o nordeste das Filipinas na madrugada deste sábado (15), de acordo com o horário local. O impacto com terra firme aconteceu por volta de 1h40 (14h40 de sexta-feira) em Brasília.

Filipinos tentam colocar barco em local seguro antes da chegada do tufão Mangkhut, em Aparri
Filipinos tentam colocar barco em local seguro antes da chegada do tufão Mangkhut, em Aparri
Foto: EPA / Ansa - Brasil

O fenômeno natural, classificado no nível máximo de uma escala de um a cinco, tem 900 quilômetros de diâmetro, ventos de 250 quilômetros por hora e pode ser o mais forte da história a atingir o país asiático.

Segundo a ONG Oxfam, o tufão Mangkhut deve afetar uma área onde vivem 4,3 milhões de pessoas. "Tememos possíveis deslizamentos por causa do território montanhoso ao norte de Luzon e inundações provocadas por chuvas torrenciais na parte setentrional da ilha", disse Paolo Pezzati, porta-voz para emergências humanitárias da entidade na Itália.

Acredita-se que o Mangkhut tenha potencial até mais destrutivo que o do supertufão Haiyan, que deixou cerca de 7,3 mil mortos em novembro de 2013. Luzon é a maior e mais populosa ilha das Filipinas e abriga 53,3 milhões de pessoas e a capital Manila. 

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade