PUBLICIDADE

Mundo

Rússia alega que Navalny pode ter sido envenenado na Alemanha ou em avião

12 nov 2020 - 11h51
Compartilhar
Exibir comentários

O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, disse nesta quinta-feira que Alexei Navalny, crítico do Kremlin que adoeceu em um voo saído da Sibéria em 20 de agosto e foi levado de avião a Berlim para tratamento, pode ter sido envenenado na Alemanha ou no avião rumo à cidade alemã.

Chanceler russo, Sergei Lavrov
25022020
REUTERS/Denis Balibouse
Chanceler russo, Sergei Lavrov 25022020 REUTERS/Denis Balibouse
Foto: Reuters

Amostras de sangue tiradas de Navalny, de 44 anos, confirmaram a presença de um agente nervoso Novichok, disse a Organização para a Proibição das Armas Químicas (Opaq).

O envenenamento deteriorou as relações entre a Rússia e o Ocidente --no mês passado, a União Europeia e o Reino Unido aplicaram sanções a autoridades russas de alto escalão próximas do presidente Vladimir Putin em reação ao envenenamento de Navalny.

"Temos todas as justificativas para acreditar que tudo que aconteceu com ele (Navalny), do ponto de vista da entrada do agente de guerra em seu corpo, poderia ter acontecido na Alemanha ou no avião no qual ele foi transportado e enviado à clínica Charité", disse Lavrov em uma coletiva de imprensa virtual.

Ele não especificou os indícios.

Navalny foi tratado no hospital Charité de Berlim durante 32 dias e teve alta em setembro.

Lavrov também disse nesta quinta-feira que a Rússia anunciará em breve as medidas retaliatórias que adotou contra autoridades francesas e alemãs graduadas --sanções em represália ao episódio de envenenamento.

A Rússia nega qualquer envolvimento no envenenamento de Navalny, que se recupera na Alemanha.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade