Explosão deixa mortos e feridos em estação de esqui em Crans Montana, na Suíça; veja vídeo
Cerca de 40 pessoas morreram e 100 ficaram feridas, segundo um jornal local
Uma explosão em um bar na estação de esqui de Crans Montana, nos Alpes Suíços, na madrugada desta quinta-feira, 1º, deixou dezenas de mortos e mais de 100 feridos, informou a polícia local.
A explosão, ainda de origem desconhecida, aconteceu por volta de 1h30 (21h30 da quarta, 31, em Brasília) no bar Le Constellation, um local popular entre os turistas, enquanto os frequentadores comemoravam o Ano Novo.
Vídeos do momento do incidente mostram a estação tomada pelas chamas e pessoas gritando.
Um centro de apoio e uma linha de ajuda foram criados para as famílias afetadas. A polícia deve realizar uma coletiva de imprensa ainda nesta manhã em Crans-Montana. A cidade está localizada no coração dos Alpes Suíços, a 40km ao norte do Matterhorn.
Explosion followed by fire rips through bar in Crans-Montana, Switzerland, killing several people and leaving others critically injured, police say. - AA pic.twitter.com/r86ussTXfH
— AZ Intel (@AZ_Intel_) January 1, 2026
"Várias dezenas de pessoas" morreram no bar Le Constellation, afirmou o comandante da polícia do cantão de Valais, Frédéric Gisler. "Estão em curso os trabalhos para identificar as vítimas e informar as famílias, mas isso levará tempo e, por enquanto, é prematuro dar um número mais preciso", disse Gisler.
O diário regional Le Nouvelliste estimou que cerca de 40 pessoas morreram e 100 ficaram feridos.
Beatrice Pilloud, procuradora-geral do cantão de Valais, afirmou ser muito cedo para determinar a causa do incêndio. Os peritos ainda não conseguiram entrar nos destroços, mas as autoridades descartaram a possibilidade da explosão ter ocorrido em decorrência de um ataque terrorista. "Em nenhum momento se questiona a possibilidade de um ataque", declarou Pilloud.
Incêndio
As autoridades classificaram o incêndio como um embrasement généralisé, um termo de combate a incêndios que descreve como um incêndio pode desencadear a liberação de gases combustíveis que podem então inflamar violentamente.
"Esta noite deveria ter sido um momento de celebração e união, mas transformou-se em um pesadelo", disse Mathias Rénard, chefe do governo regional.
De acordo com o site da prefeitura, o município havia proibido os fogos de artifício de Ano Novo devido à falta de chuva no último mês.
A cidade fica no coração dos Alpes Suíços, a apenas 40 quilômetros (25 milhas) ao norte do Matterhorn, um dos picos alpinos mais famosos, e a 130 quilômetros (81 milhas) ao sul de Zurique.
O ponto mais alto de Crans-Montana, com uma população de 10 mil habitantes, está a uma altitude de quase 3.000 metros, segundo o site da prefeitura, que afirma que as autoridades estão buscando se afastar de uma cultura turística e atrair pesquisa e desenvolvimento de alta tecnologia./com AP e AFP
*Matéria em atualização