Terremoto de magnitude 6,5 atinge o sul do México e interrompe discurso de presidente
Claudia Sheinbaum fazia o primeiro pronunciamento do ano quando sentiu o abalo; até momento, não há relatos sobre vítimas
Um terremoto de magnitude 6,5 atingiu o sul do México, durante o pronunciamento da presidente Claudia Sheinbaum. Até o momento, não há relatos de vítimas ou danos graves.
Um terremoto de magnitude 6,5 atingiu o sul do México nesta sexta-feira, 2. O tremor ocorreu nas proximidades de San Marcos e foi fortemente sentido também na Cidade do México. O fenômeno ocorreu no momento em que a presidente Claudia Sheinbaum fazia um pronunciamento.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
O epicentro ocorreu no Estado de Guerrero, localizado na costa do Pacífico do país, segundo o Instituto Sísmico mexicanoenquanto. Sheinbaum fazia o primeiro pronunciamento do ano e precisou interrompê-lo. "Ui, está tremendo", declarou ao sentir tudo tremer.
Segundo a agência de notícias Reuters, pouco depois, os alarmes de terremoto soaram e ela se retirou calmamente junto dos jornalistas que estavam no local. Pouco depois, ela voltou ao palanque e informou que conversou com a governadora de Guerrero, Evelyn Salgado, e que não foram registrados danos graves no estado.
O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, sigla em inglês) apontou que o terremoto ocorreu em terra perto do município de Tecoanapa, localizado a cerca de 300 quilômetros da Cidade do México.
Ainda segundo a USGS, a profundidade do epicentro foi de 35 quilômetros abaixo da superfície, o que é considerada mais rasa. Isso pode fazer com que o tremor ganhe mais força em terra. Até o momento, não há relatos de vítimas.