PUBLICIDADE

Mundo

Premiês húngaro e polonês debaterão nova aliança com líder da Liga italiana

30 mar 2021 - 18h41
Compartilhar
Exibir comentários

Os primeiros-ministros da Hungria e da Polônia se encontrarão com o líder do partido de direita italiano Liga na quinta-feira para debater a formação de uma nova aliança política europeia, disseram autoridades.

06/02/2021
REUTERS/Remo Casilli
06/02/2021 REUTERS/Remo Casilli
Foto: Reuters

As conversas entre o premiê húngaro, Viktor Orbán, o primeiro-ministro polonês, Mateusz Morawiecki, e Matteo Salvini devem ocorrer na capital húngara, Budapeste.

Falando a repórteres em Roma, Salvini disse que a mola propulsora das conversas será questões como saúde, imigração, educação e crescimento econômico.

Mas ele disse que os três também conversarão sobre alianças internacionais e que espera que todos os partidos de direita da Europa possam se unir em um único grupo no Parlamento Europeu.

O partido Fidesz de Orbán saiu do principal bloco de centro-direita pan-europeu, o Partido Popular Europeu (EPP), no início deste mês, dois anos depois de ser suspenso por causa de políticas criticadas por conservadores tradicionais por serem autoritárias.

As políticas nacionalistas de Orbán são vistas há tempos como mais condizentes com blocos menores à direita do EPP - sobretudo o grupo eurocético Conservadores e Reformistas Europeus (ECR), que inclui o partido Lei e Justiça (PiS) de Morawiecki ou o grupo de direita Identidade e Democracia, que inclui a Liga.

"Se eu tivesse um desejo, seria que os dois grupos que estão divididos atualmente... se fundissem em um único grupo grande que recolocaria em foco os valores originais da Europa", disse Salvini a repórteres estrangeiros.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade