PUBLICIDADE

Mundo

Policial de Ohio é demitido após matar a tiros homem negro desarmado

29 dez 2020 - 09h54
Compartilhar
Exibir comentários

Um policial branco da cidade norte-americana de Columbus, no Estado de Ohio, foi demitido na segunda-feira depois de matar um homem negro desarmado a tiros na semana passada, o que o chefe de polícia da cidade considerou um "uso injustificado de força letal", disse o diretor municipal de segurança pública.

Velas e cartazes em protesto por assassinato de homem negro desarmado cometido por um policial branco em Columbus, no Estado norte-americano de Ohio
22/12/2020 REUTERS/Megan Jelinger
Velas e cartazes em protesto por assassinato de homem negro desarmado cometido por um policial branco em Columbus, no Estado norte-americano de Ohio 22/12/2020 REUTERS/Megan Jelinger
Foto: Reuters

A demissão de Adam Coy, veterano de 19 anos da polícia de Columbus, seguiu a recomendação do chefe Thomas Quinlan, que concluiu que Andre Maurice Hill, de 47 anos, foi vítima de um ato de "violência insensata" ao ser baleado na terça-feira passada.

Hill foi morto a tiros na garagem de uma casa da capital de Ohio na qual se hospedava como convidado.

"As ações de Adam Coy não fazem jus ao juramento de um policial de Columbus, ou aos padrões que nós, e a comunidade, exigimos de nossos policiais", escreveu Ned Pettus, o diretor municipal de segurança pública, em um comunicado no qual anunciou sua decisão.

O anúncio conclui uma audiência disciplinar realizada três dias depois de Quinlan finalizar sua própria análise acelerada, concluindo que Coy demonstrou uma "má conduta crítica" que deveria custar seu emprego.

Um inquérito criminal separado em nível estadual está em andamento.

Quinlan ainda culpou Coy por não prestar socorro médico imediato a Hill depois de baleá-lo e por não ativar sua câmera corporal no início do confronto.

O incidente ocorreu depois que vizinhos fizeram um chamado à polícia nas primeiras horas do dia 22 de dezembro para se queixarem de que alguém estava ligando e desligando um carro repetidamente no meio da noite, disseram autoridades.

Imagens da câmera corporal de Coy mostraram Hill emergindo das sombras com um celular ligado em uma mão pouco antes de o policial atirar.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade