Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Oriente Médio

"Réu X" da Mossad se enforcou com lençol em cela, diz jornal

19 fev 2013 - 08h55
(atualizado às 09h37)
Compartilhar
Exibir comentários

O suposto agente do Mossad Ben Zygier, conhecido como "Réu X" e que foi encontrado morto em uma prisão israelense em 2010, cometeu o suicídio ao se pendurar com um lençol no banheiro de sua cela, onde não havia câmeras de segurança, revela nesta terça-feira o jornal Maariv.

De acordo com a publicação, que cita uma investigação do Serviço de Prisões de Israel, o detento usou um lençol e com a ajuda de um banquinho, se pendurou nas barras do banheiro da cela, o único espaço que era não era controlado por câmeras.

De dupla nacionalidade, australiana e israelense, Zygier teria sido detido em Israel sob o delito de alta traição, de acordo com o diversos meios de imprensa, embora Israel não tenha confirmado se ele colaborava com o Mossad e nem explicado a razão de sua detenção.

Sobre o caso pesa um segredo que foi parcialmente revelado na quarta-feira passada. O preso teria pego o lençol presumivelmente sob pretexto de querer lavá-lo e sem que os guardas da prisão notassem, se pendurou no banheiro, segundo os resultados da investigação preliminar divulgada pelo jornal.

O preso tomou café-da-manhã nesse mesmo dia e não despertava as suspeitas de que iria cometer o suicídio, por isso os carcereiros o vigiavam por um circuito fechado a cada 20 ou 25 minutos, ao invés de fazer com mais frequentemente, aponta o jornal de Tel Aviv.

Assim, em um espaço não controlado pelas câmeras de segurança, um lapso de 20 minutos é mais do que suficiente para que um preso se suicide.

O suposto colaborador com os serviços secretos israelenses no exterior foi preso pelas autoridades do país após ter revelado informações aos funcionários da inteligência australiana ASIO, incluindo uma operação iminente na Itália, segundo informou a televisão ABC da Austrália.

O ex-ministro de Relações Exteriores australiano Alexander Downer declarou à imprensa que essa provavelmente não era a razão de sua detenção. "Suspeito de que era algo mais sério do que apenas compartilhar informação com a ASIO", afirmou.

O caso de Zygier, o misterioso "Réu X", foi revelado há uma semana pela imprensa, que mostrou que ele foi detido secretamente no início de 2010 e que se suicidou meses depois, apesar de estar preso em uma cadeia de segurança máxima.

EFE   
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade