Navio ignora orientação para ancorar, diz exército de Israel
A tripulação do navio irlandês Rachel Corrie ignorou contato dos dois navios militares israelenses que escoltam a embarcação e ofereceram o porto israelense de Ashdod para que ela se ancorasse e descarregasse a ajuda humanitária destinada a Gaza, informou uma porta-voz do Exército de Israel.
A fonte disse que "o navio irlandês segue rumo a Gaza", mas garantiu que até as 9h locais (3h de Brasília) "ainda" não houve abordagem dos homens que estão nos navios israelenses. Israel tinha advertido que impediria a chegada do Rachel Corrie a Gaza depois do fracasso dos contatos diplomáticos realizados nos últimos dias através da Irlanda para que a embarcação desistisse de de romper o bloqueio israelense e chegar até a faixa.
O Governo de Israel ofereceu à tripulação do navio que descarregasse sua carga humanitária no porto israelense de Ashdod, a norte de Gaza, para inspeção e, na sequência, transporte ao território palestino. A oferta foi rejeitada pelos ativistas.
O Rachel Corrie fazia parte da frota que foi atacada na segunda-feira passada, mas demorou a chegar à região por problemas técnicos.
O ataque aos outros seis navios humanitários causou a morte de nove ativistas turcos e deixou dezenas de outros feridos, em sua maioria também turcos.