Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Oriente Médio

Morre Khadijeh Saqafi, mulher do aiatolá Khomeini

21 mar 2009 - 08h17
(atualizado às 08h28)
Compartilhar

Khadijeh Saqafi, mulher do fundador da República Islâmica do Irã, aiatolá Ruhollah Khomeini, e conhecida como a "mãe da Revolução", morreu aos 93 anos, num hospital de Teerã, informou neste sábado a família.

"Após uma longa vida de resignação e perseverança, e meses de doença, a querida mulher do imame Khomeini morreu", informou em nota o neto de Saqafi, Hassan Khomeini.

A "mãe da Revolução" iraniana tinha sido internada dias atrás num hospital de Teerã com graves problemas no coração e insuficiência respiratória.

Saqafi se casou com o aiatolá Khomeini em 1931, quando tinha 15 anos. A casal teve sete filhos, dos quais dois morreram quando ainda eram crianças.

O mais velho de todos, Mustafa, foi assassinado em 1977, quando estava exilado em Najaf (Iraque) com o pai, num crime que a família sempre atribuiu ao serviço secreto do último xá de Pérsia, Mohamad Reza Pahlevi.

Saqafi sempre acompanhou e esteve ao lado do marido, mesmo quando o aiatolá intensificou suas críticas ao xá quando estava no exílio em Paris.

EFE   
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra