Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Netanyahu vai discutir Irã e próxima fase do plano para Gaza com Trump

22 dez 2025 - 16h53
Compartilhar
Exibir comentários

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, disse nesta segunda-feira que vai discutir as atividades nucleares do Irã com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump ‌durante sua visita na próxima semana.

Netanyahu disse, em coletiva de imprensa conjunta com o primeiro-ministro ‌grego, Kyriakos Mitsotakis, e o presidente cipriota, Nikos Christodoulides, em Jerusalém, que Israel está ciente de que o Irã realizou "exercícios" recentemente.

No início desta segunda-feira, a mídia estatal iraniana informou que o Irã havia realizado exercícios com mísseis em diversas cidades durante o dia, o ‍segundo relato de exercício do tipo em um mês.

Potências ocidentais consideram o arsenal de mísseis balísticos do Irã uma ameaça militar convencional à estabilidade do Oriente Médio e um possível mecanismo de lançamento de armas nucleares, caso Teerã as desenvolva. ‌O Irã nega qualquer intenção de construir bombas atômicas.

As relações ‌entre os vizinhos do leste do Mediterrâneo, Israel, Grécia e Chipre, se fortaleceram na última década, com preocupações comuns sobre a influência da Turquia na região.

Apesar das "grandes conquistas" durante uma guerra de 12 dias com o Irã em junho, Netanyahu disse que as expectativas básicas de Israel e dos EUA em relação ao Irã permanecem inalteradas, e incluem a redução do nível de enriquecimento de urânio.

"Obviamente, esse será um item em nossas discussões", disse ele sobre sua reunião com Trump na próxima semana, acrescentando: "Não estamos buscando confronto com" o Irã, mas sim "estabilidade, prosperidade e paz".

Ainda assim, Netanyahu disse que o foco de suas discussões com Trump em Washington será a passagem para a próxima fase do plano de Trump para Gaza, e como lidar com os militantes do Hezbollah no Líbano.

Ele citou o "desejo de Israel de ver um Líbano soberano e estável" e os esforços para impedir o bloqueio da navegação internacional pelas forças Houthi do Iêmen, alinhadas ‌ao Irã.

Netanyahu, Mitsotakis e Christodoulides concordaram em aprofundar a cooperação de segurança, enquanto Netanyahu disse que os três países pretendem avançar em uma iniciativa para conectar a Índia à Europa através do Oriente Médio por mar e trem.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade