Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Naufrágio de barco com migrantes na Tunísia mata 2 crianças

ONG SeaWatch acusa Itália de impedir chegada de ajuda

30 jul 2025 - 13h49
(atualizado às 14h33)
Compartilhar
Exibir comentários

A ONG alemã SeaWatch informou nesta quarta-feira (30) que duas crianças morreram e uma pessoa está desaparecida após uma embarcação com migrantes ter naufragado na Tunísia.

Migrantes sendo resgatados por um navio mercante na Tunísia
Migrantes sendo resgatados por um navio mercante na Tunísia
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

Segundo a organização, a tripulação foi resgatada por um navio mercante que passava pela área SAR (Busca e Salvamento) do país africano. No entanto, a SeaWatch acusou a Itália de "fazer tudo o que pode" para evitar que os migrantes cheguem em seu território.

"Pedimos ajuda após vermos o barco em perigo com 90 pessoas a bordo, que estava no mar havia três dias. A Frontex chegou seis horas depois, avistou o navio e partiu. As autoridades estão fazendo tudo o que podem para impedi-los de chegar à Itália. Nosso navio poderia ter agido, mas está bloqueado em Lampedusa por motivos infundados", informou a ONG, acrescentando que a Guarda Costeira da Líbia poderá levar os sobreviventes de volta para Trípoli.

A SeaWatch ainda mencionou que a embarcação com os migrantes virou no momento que o navio mercante Port Fukuka tentou salvar as pessoas. O incidente aconteceu na última segunda-feira (28), mas as pessoas seguem até agora no barco que operou o resgate.

"A prática sistemática de atrasos e falhas no resgate é extremamente grave. É urgente garantir que as pessoas possam desembarcar em um porto seguro o mais rápido possível para que possam receber os cuidados médicos e psicológicos necessários", declarou Marco Grimaldi, vice-líder da coligação Aliança Verdes e Esquerda (AVS) na Câmara da Itália.

A notícia foi veiculada pouco tempo depois de ao menos 18 migrantes perderem a vida em um naufrágio na costa de Tobruk, na Líbia, segundo a Organização Internacional para as Migrações (OIM). Ao todo, 50 pessoas estão desaparecidas e apenas 10 foram resgatadas com vida. 

Ansa - Brasil
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade