Leonardo DiCaprio pede união de líderes mundiais na COP30: 'Nosso futuro depende disso'
Ator também destacou os riscos sobre a Floresta Amazônica e enalteceu a presença dos povos originários na região
Leonardo DiCaprio, em vídeo na véspera da COP30, destacou a urgência de proteger a Amazônia, o papel dos povos indígenas e pediu a união de líderes mundiais para combater as mudanças climáticas.
Na última terça-feira, 4, o ator e ativista ambiental Leonardo DiCaprio apareceu em vídeo no Instagram para reforçar a importância da reunião de líderes mundiais na Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025, a COP30. O evento acontece em Belém, capital do Pará, entre os dias 10 e 21 de novembro.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Na legenda da postagem, DiCaprio destaca que “o Brasil abriga 60% da Amazônia”. Mas lembra que esse bioma está em perigo: “Nas últimas quatro décadas, a pecuária (pastagens e cultivos para ração animal) foi responsável por 95% do desmatamento no Brasil. Globalmente, a pecuária e indústrias extrativas, como mineração e petróleo, causaram a destruição de centenas de milhões de hectares de ecossistemas insubstituíveis.”
Já na gravação, ele alerta: “Somente durante a minha vida, já perdemos mais de 400 milhões de acres de florestas e 70% das populações de vida selvagem. Ao longo da história, quando as pessoas destroem a natureza, as civilizações entram em colapso.”
O ator ainda lembra que as autoridades devem auxiliar os povos indígenas e comunidades locais a protegerem terras ancestrais. “Eles nos mostram que precisamos mudar de uma relação de extração com a natureza para uma relação de proteção e restauração.”
DiCaprio aderiu ao Desafio de Proteção do Nosso Planeta, promovido pela ONG ambientalista Re:Wild.O esforço destinou US$ 500 milhões (o equivalente a R$ 2,7 bilhões, na cotação atual) ao Grupo de Financiadores de Titulação de Terras Florestais, visando à proteção de terras dos povos originários.
"Exorto os líderes a se unirem e estarem à altura do momento. Nosso futuro depende disso", finaliza o ator.
