Chuva, neve e inundações deixam milhares de famílias sem eletricidade na França
Cidades do sudeste da França estão em alerta até esta quarta-feira (24) devido a inundações excepcionais, após fortes chuvas que devem cessar durante a noite, segundo a agência meteorológica francesa Météo-France. Já o departamento de Aveyron, no sul do país, foi atingido por fortes nevascas na segunda-feira (22), e milhares de famílias ficaram sem eletricidade.
As nevascas em Aveyron atingiram até 50 centímetros de neve nas áreas mais elevadas. Cerca de 10 mil residências continuavam sem energia elétrica no fim da tarde. Na manhã desta terça-feira (23), 30 mil imóveis estavam sem eletricidade em Aveyron e outros 1.400 em Hérault, segundo a companhia francesa de energia Enedis.
O departamento de Hérault, a cerca de 600 km a sudeste de Paris, está em alerta vermelho para inundações, de acordo com o último boletim divulgado na tarde desta terça-feira.
Em algumas localidades, o aumento do nível do rio Hérault deve continuar nas próximas horas, atingindo uma média de 3,70 metros, de acordo com as previsões. O nível da água só deve recuar na manhã de quarta-feira, segundo autoridades locais.
Essas regiões vêm sofrendo com chuvas intensas desde o fim da semana passada.
Ocorrências sem mortes
"Felizmente, não temos vítimas a relatar, o que é o mais importante", declarou a governadora de Hérault, Chantal Mauchet, nesta terça-feira.
Na manhã desta terça-feira, os bombeiros atenderam a oito ocorrências em Hérault, informou o governo do departamento em seu último comunicado à imprensa.
Na segunda-feira, foram realizadas 80 operações, incluindo 47 resgates ou evacuações.
A Météo-France prevê que Hérault permanecerá no nível máximo de alerta para inundações na quarta-feira. As condições de tráfego continuam difíceis em cerca de 45 estradas do departamento.
Em outro departamento vizinho, o Gard, os bombeiros "permaneceram no local durante todo o dia monitorando, assegurando e limpando as áreas afetadas pelas inundações. O nível da água está baixando", informou o Serviço Departamental de Bombeiros e Resgate em comunicado divulgado no fim da tarde.
Com AFP