Script = https://s1.trrsf.com/update-1770314720/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Kim Jong Un posiciona filha como sucessora na Coreia do Norte, diz agência de Seul

12 fev 2026 - 09h24
Compartilhar
Exibir comentários

O ‌líder norte-coreano Kim Jong Un parece estar tomando medidas para consolidar a posição de sua filha como sucessora, e há sinais de que ela está contribuindo com questões políticas, disseram parlamentares sul-coreanos na quinta-feira, citando um briefing da agência de espionagem.

A ⁠Agência Nacional de Inteligência da Coreia do Sul (NIS) acompanhará de perto ‌se a filha, que se acredita se chamar Kim Ju Ae, participará de uma próxima reunião do Partido dos ‌Trabalhadores, no poder, e como ela será ‌apresentada, incluindo se assumirá algum cargo oficial, segundo os ⁠parlamentares.

"No passado, a NIS descreveu Kim Ju Ae como estando 'em estudo como sucessora', mas hoje a expressão usada foi que ela 'estava na fase de ser nomeada sucessora internamente'", afirmou o parlamentar Lee Seong-kweun a repórteres após uma reunião a portas fechadas ‌com a NIS.

Ju Ae, que se acredita estar no início da ‌adolescência, tem aparecido ⁠cada vez mais ⁠com destaque na mídia estatal da Coreia do Norte acompanhando seu pai ⁠em visitas de orientação, ‌incluindo inspeções de projetos de ‌armas, em meio a especulações de analistas de que ela está sendo preparada para ser a quarta geração de líderes do país.

A NIS acredita que o papel que ⁠ela assumiu durante eventos públicos indica que ela começou a dar contribuições políticas e que está sendo tratada como a segunda líder mais importante de facto, disseram Lee e outro parlamentar, Park Sun-won.

A Coreia do ‌Norte anunciou que o Partido dos Trabalhadores convocará a reunião de inauguração do nono Congresso no final de fevereiro, um ⁠evento que, segundo analistas, revelará os principais objetivos políticos para os próximos anos em matéria de economia, relações externas e defesa.

O líder Kim Jong Un está dirigindo o desenvolvimento de um grande submarino que provavelmente será capaz de transportar até 10 mísseis balísticos lançados por submarino (SLBM) e que, considerando o deslocamento da embarcação de 8.700 toneladas, pode ser projetado para ser movido por um reator nuclear, afirmaram Park e Lee.

No entanto, ainda não está claro se ele será movido a energia nuclear ou se funcionará operacionalmente conforme projetado, disseram os parlamentares, citando a análise da agência de espionagem.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade