Script = https://s1.trrsf.com/update-1764790511/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Jovem envolvido em conspiração contra show de Taylor Swift é condenado a 18 meses de prisão na Alemanha

Rapaz tinha 14 anos na época do ocorrido e teria enviado vídeos e contatos do Estado Islâmico ao autor da tentativa de ataque

26 ago 2025 - 10h59
(atualizado às 17h38)
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Jovem sírio de 16 anos foi condenado a 18 meses de prisão na Alemanha por ajudar na tentativa frustrada de ataque terrorista a um show de Taylor Swift em Viena em 2024, após confessar envolvimento com o Estado Islâmico.
Taylor Swift pode vir ao Brasil em setembro
Taylor Swift pode vir ao Brasil em setembro
Foto: Taba Benedicto/Estadão / Estadão

Um tribunal de Berlim determinou nesta terça-feira, 26, a sentença de 18 meses de detenção para um jovem de 16 anos que ajudou a preparar um ataque terrorista frustrado a um show da artista pop Taylor Swift em Viena, no ano passado. A determinação não deve ser cumprida de imediato. 

As acusações contra o adolescente sírio, que tinha 14 anos durante a organização do atentado, foram apresentadas em junho. Na ocasião das acusações, ele foi identificado apenas como Mohammad A., de acordo com as leis de privacidade alemãs.

O tribunal de Berlim informou na terça-feira que o réu havia confessado e que a sentença, da qual cabe recurso, estava em linha com o veredicto solicitado pelos promotores.

Inicialmente radicalizado pela propaganda online do grupo militante Estado Islâmico, o réu enviou ao possível agressor um vídeo com instruções para a construção de bombas e o colocou em contato com um membro do Estado Islâmico, disse o tribunal.

A polícia efetuou várias prisões por suspeita de conspiração para atacar um show de Taylor Swift no Estádio Ernst Happel, na capital austríaca, o que levou ao cancelamento de todos os três shows da cantora em agosto do ano passado.

Em junho, o governo de coalizão da Áustria concordou com um plano para permitir que a polícia monitore as mensagens seguras dos suspeitos a fim de impedir ataques de militantes, acabando com o que as autoridades de segurança disseram ser um ponto cego raro e perigoso para um país da União Europeia.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade