Oito morrem em protesto pró-Irã no consulado dos EUA em Karachi, no Paquistão
Manifestantes tentaram invadir prédio após ataques de EUA e Israel contra o Irã; ao menos 20 pessoas ficaram feridas
Pelo menos oito pessoas morreram neste domingo, 1º, durante um protesto pró-Irã em frente ao consulado dos Estados Unidos em Karachi, maior cidade do Paquistão. Outras 20 ficaram feridas, segundo informou à agência AFP o porta-voz do serviço de resgate da Fundação Edhi, Muhammad Amin. A maioria dos feridos apresentava ferimentos por bala.
De acordo com relatos de um jornalista da AFP que estava no local, centenas de manifestantes tentaram invadir o consulado após os ataques realizados por Estados Unidos e Israel contra o Irã. Um grupo de jovens escalou o portão principal e conseguiu acessar a área da entrada do prédio consular, onde quebrou janelas.
A polícia reagiu com disparos de gás lacrimogêneo para dispersar a multidão. Vídeos que circulam nas redes sociais mostram jovens depredando o prédio principal do consulado, enquanto a bandeira americana permanecia hasteada no complexo, cercado por arame farpado.
Em gravações compartilhadas online, manifestantes afirmam agir em retaliação à morte de seu líder. "Precisamos permanecer unidos. Nenhum poder pode nos deter", diz um jovem em um dos vídeos. Outro declara que o grupo tentava incendiar o consulado.
Os protestos não se limitaram a Karachi. Milhares de pessoas também foram às ruas em Lahore, no leste do país, e em Skardu, no norte. Uma nova manifestação é esperada para a tarde nas proximidades do enclave diplomático em Islamabad, onde fica a embaixada americana. /AFP