Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Japonesa ispace tenta pousar na Lua com módulo Resilience dois anos após fracasso

6 jun 2025 - 13h56
(atualizado em 6/6/2025 às 09h45)
Compartilhar
Exibir comentários

A empresa japonesa ispace está pronta para tentar o pouso lunar de sua nave espacial não tripulada novamente na sexta-feira, dois anos após sua missão inaugural fracassar, em uma tentativa de se tornar a primeira companhia fora dos Estados Unidos a conseguir pousar na Lua.

A ispace, sediada em Tóquio, espera se juntar às empresas norte-americanas Intuitive Machines e Firefly Aerospace, que realizaram pousos comerciais em meio a uma corrida global cada vez mais intensa para a Lua, que inclui missões estatais da China e da Índia.

O Resilience, segundo módulo lunar da ispace, deve pousar em Mare Frigoris, uma planície basáltica a cerca de 900 km do polo norte da Lua, na manhã de sexta-feira, após uma descida de uma hora da órbita lunar, de acordo com a empresa.

Em 2023, o primeiro módulo de pouso da ispace caiu na superfície lunar devido ao reconhecimento impreciso de sua altitude. Soluções de software foram implementadas, enquanto o design de hardware permanece praticamente inalterado no Resilience, disse a empresa.

A Resilience carrega um veículo espacial de quatro rodas construído pela subsidiária da ispace em Luxemburgo, além de cargas úteis avaliadas em US$16 milhões, incluindo instrumentos científicos de empresas japonesas e de uma universidade taiwanesa.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade