PUBLICIDADE

Mundo

Incêndio em Notre-Dame: os trinta minutos cruciais que impediram a destruição total da catedral

Secretário de estado francês destaca o esforço de bombeiros, que arriscaram suas vidas para correr contra o tempo salvando o monumento.

16 abr 2019 - 17h34
(atualizado em 17/4/2019 às 15h44)
Compartilhar
Exibir comentários
Bombeiros fizeram 'parede de água' para impedir que fogo chegasse às duas torres da catedral
Bombeiros fizeram 'parede de água' para impedir que fogo chegasse às duas torres da catedral
Foto: Benoit Moser/Pompiers de Paris/PA / BBC News Brasil

Os 850 anos de idade da catedral de Notre-Dame foram salvos de uma destruição completa graças a uma janela de tempo de 15 a 30 minutos, segundo afirmou o secretário de Estado do Interior da França.

Laurent Nuñez exaltou a "coragem e determinação" dos bombeiros que "arriscaram suas próprias vidas" para salvar a estrutura principal e as duas torres da catedral. Por outro lado, não resistiram ao incêndio o telhado e a agulha do monumento.

"Sabemos que tudo se resumiu a 15-30 minutos", declarou Nuñez, acrescentando que a polícia e os bombeiros passarão as próximas 48 horas avaliando a segurança atual da estrutura.

"Estes agentes colocaram suas vidas em risco para atacar o incêndio desde o interior (da catedral), o que permitiu salvar a construção."

Parte da estratégia essencial usada pelos bombeiros foi criar uma espécie de parede de água entre o segmento da construção que pegava fogo e as duas torres da fachada oeste.

Segundo o governo francês, cerca de 500 bombeiros participaram da operação.

Infográfico do incêndio
Infográfico do incêndio
Foto: BBC News Brasil
Infográfico do interior da capital
Infográfico do interior da capital
Foto: BBC News Brasil

Reconstrução deve durar cinco anos, diz Macron

A causa do incêndio ainda é desconhecida.

O promotor Rémy Heitz, porém, disse que sua equipe acredita na "teoria de um acidente", mas que 50 pessoas foram designadas para investigar a origem do fogo.

Outros representantes de órgãos públicos já sugeriram que o incidente está relacionado a obras de restauração que estavam em curso na catedral.

Agora, o presidente da França, Emmanuel Macron, afirmou que serão necessários cinco anos para que a reconstrução aconteça - tornando, segundo Macron, a igreja "ainda mais bonita".

"Vamos transformar esta catástrofe em uma oportunidade de união", disse.

Infográfico do incêndio
Infográfico do incêndio
Foto: BBC News Brasil

Mas Eric Fischer, diretor da fundação designada para restaurar a catedral de Estrasburgo - também na França, e com 1000 anos de idade - disse à agência AFP que a reconstrução de Notre-Dame pode levar "décadas".

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

https://www.youtube.com/watch?v=1zV6RegNYYE

https://www.youtube.com/watch?v=y4a4HD4toPk&t=2s

https://www.youtube.com/watch?v=7jgve-iHMEo&t=14s

BBC News Brasil BBC News Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC News Brasil.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade