PUBLICIDADE

Mundo

Ex-secretário de Defesa dos EUA Donald Rumsfeld morre aos 88

Republicano foi um dos protagonistas da invasão que levou à Segunda Guerra do Iraque, em 2003, no governo de George W. Bush

30 jun 2021 - 17h41
(atualizado às 17h49)
Compartilhar
Exibir comentários
 Donald Rumsfeld
Donald Rumsfeld
Foto: Tim Chong / Reuters

O ex-secretário de Defesa dos Estados Unidos Donald Rumsfeld morreu nesta quarta-feira, 30, aos 88 anos, informou a família do político. A causa da morte não foi especificada.

O republicano foi um dos protagonistas da invasão que levou à Segunda Guerra do Iraque, em 2003, no governo de George W. Bush (2001-2009). Além disso, era ele o líder do Pentágono na época dos ataques terroristas de 11 de setembro de 2001.

"É com profunda tristeza que compartilhamos a notícia do falecimento de Donald Rumsfeld, um estadista americano e devotado marido, pai, avô e bisavô. Aos 88 anos, ele estava cercado pela família em sua amada Taos, [no estado do] Novo México", diz o comunicado.

Segundo a nota, "a história pode lembrar dele por suas extraordinárias realizações ao longo de seis décadas de serviço público, mas para aqueles que o conheceram melhor e cujas vidas foram mudadas para sempre como resultado, vamos lembrar de seu amor inabalável por sua esposa Joyce, sua família e amigos, e a integridade que ele trouxe a uma vida dedicada ao país".

O ex-presidente norte-americano George W. Bush se pronunciou e fez elogios ao seu ex-secretário. "Os Estados Unidos estão mais seguros graças a Donald Rumsfeld", afirmou Bush, que elogiou seu "serviço constante como secretário de defesa em tempos de guerra - um dever que cumpriu com força, habilidade e honra".

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade