Script = https://s1.trrsf.com/update-1770314720/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

As Principais Notícias da Europa

Turno mais curto em hospitais da UE estaria causando mortes

11 out 2009 - 10h23
Compartilhar

Médicos da União Europeia (UE) afirmam que a mudança da jornada de trabalho em hospitais de 80 horas para 48 horas por semana estaria provocando mortes que poderiam ser evitadas, segundo divulgou neste domingo o jornal britânico The times. Os problemas seriam causados pelas constantes trocas de turno, que impossibilitariam o acompanhamento do paciente por um período mais longo.

A nova regra de 48 horas foi estabelecida em agosto, alterando a jornada de 80 horas em que os médicos dormiam no hospital e permaneciam de plantão, atentos a cada mudança no estado de saúde do paciente. Segundo o jornal, médicos apontam que a jornada mais curta impede a construção de um relacionamento e também a formação de uma responsabilidade pessoal pelo enfermo.

Um estudo do Royal College of Surgeons mostrou diversos casos de pacientes que morreram por problemas de comunicação entre os médicos. Em um caso, uma pessoa morreu de obstrução intestinal porque a informação não foi passada de um médico para outro na troca de turno. Outro paciente teria morrido de câncer no fígado porque os resultados de exames não foram repassados.

Ainda de acordo com o levantamento realizado com 900 cirugiões, houve um caso de uma pessoa que perdeu uma operação de emergência porque o caso não foi repassado para o próximo turno e ela ficou "perdida" dentro do hospital, sem receber a visita de médicos por três dias.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra