PUBLICIDADE

Europa

Separatistas pró-Rússia preparam ofensiva no leste, diz Kiev

16 nov 2014 - 10h56
(atualizado às 11h15)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Comboio "humanitário" russo com mais de 74 caminhões se dirigiam ao leste da Ucrânia neste sábado</p>
Comboio "humanitário" russo com mais de 74 caminhões se dirigiam ao leste da Ucrânia neste sábado
Foto: Reuters TV / Reuters

As autoridades ucranianas afirmaram neste domingo que os separatistas pró-Rússia e as tropas russas se preparam para uma ofensiva, apesar da relativa calma no leste do país.

"Há sinais de que os rebeldes e as tropas russas estão se preparando para um ataque", declarou o porta-voz militar ucraniano Andrii Lysenko durante uma coletiva de imprensa. Ele ressaltou, no entanto, que os bombardeios têm sido menos intensos do que nos dias anteriores. 

Seis soldados ficaram feridos nas últimas 24 horas, anunciou. Kiev denuncia há mais de uma semana a entrada em massa no leste da Ucrânia de tanques e tropas russas, uma afirmação confirmada pela Otan, mas negada veementemente por Moscou.

Se a comunidade internacional teme uma ofensiva militar em grande escala, os especialistas internacionais consultados pela AFP consideram altamente improvável uma tal ação com a aproximação do inverno.

Lysenko também denunciou a chegada neste domingo no leste da Ucrânia de um novo comboio humanitário russo de 74 caminhões, em violação "de todas as exigências internacionais para o movimento de ajuda humanitária."

Tais comboios humanitários russos, transferidos sem a participação da Cruz Vermelha e da Ucrânia e, portanto, sem controle, são um fator adicional de tensão na região.

Entenda a crise na Ucrânia Entenda a crise na Ucrânia

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade