Primeira Missa do Galo de Leão XIV coincide com fim do Jubileu da Esperança
O papa Leão XIV celebrou, na noite desta quarta-feira (24), a primeira Missa do Galo de seu pontificado, na Basílica de São Pedro, no Vaticano, e enviou uma mensagem de "caridade e esperança". A festa que comemora o nascimento de Jesus Cristo coincide, este ano, com o encerramento do Jubileu da Esperança, inaugurado há exatamente um ano pelo papa Francisco.
Com informações de Éric Sénanque, correspondente da RFI em Roma, e AFP
Para esta primeira missa de Natal no Vaticano do pontificado de Leão XIV, cerca de 6 mil fiéis lotaram a Basílica de São Pedro. Outros 5 mil permaneceram na esplanada, enfrentando a chuva para acompanhar a cerimônia pelos telões. Pouco antes do início, o pontífice saiu para saudar a multidão: "Eu os admiro, respeito e agradeço pela coragem e pela vontade de estarem aqui nesta noite", disse Leão XIV em inglês.
O papa americano, de estilo mais discreto que seu antecessor Francisco, proferiu uma homilia profundamente religiosa, sem mencionar diretamente temas da atualidade. "O Natal não é uma solução para todos os problemas", afirmou, "mas uma história de amor que nos envolve a todos. Diante da violência e da opressão, Deus acende uma luz suave que ilumina com salvação todas as crianças deste mundo".
A mensagem espiritual também trouxe reflexões com tom político: "Enquanto uma economia distorcida leva a tratar os homens como mercadoria, Deus se faz semelhante a nós, revelando a dignidade infinita de cada pessoa", declarou Leão XIV. "Proclamamos a felicidade do Natal, que é a festa da fé, da caridade e da esperança", completou.
Fim do Jubileu
A cerimônia, uma das mais solenes do ano, combinou cantos tradicionais e gestos simbólicos. O pontífice, de 70 anos, decidiu celebrá-la uma hora mais tarde do que Francisco costumava fazer. Leão XIV lembrou que, um ano antes, seu predecessor havia inaugurado, na mesma basílica, o Jubileu da Esperança, que agora chega ao fim. O ano santo católico atraiu cerca de 30 milhões de peregrinos a Roma.
Nesta quinta-feira, 25 de dezembro, Leão XIV presidirá pela manhã a missa do dia do nascimento de Jesus, retomando uma tradição que remonta ao pontificado de João Paulo II (1978-2005). Ao meio-dia (8h em Brasília), pronunciará da sacada da Basílica de São Pedro, em transmissão mundial, a bênção "Urbi et Orbi", à cidade (de Roma) e ao mundo. Ele deverá enumerar os diferentes conflitos que dilaceram o planeta e transmitir uma mensagem de paz.