2 eventos ao vivo

França nega que brasileiro do EI planejou ataque nos Jogos

País europeu enviou comunicado ao Ministério da Defesa

19 jul 2016
20h01
  • separator
  • 0
  • comentários

França negou nesta terça-feira (19) que um membro brasileiro do grupo jihadista Estado Islâmico (EI) tenha planejado um ataque à delegação do país europeu nas Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro.

Estádio do Maracanã, situado na zona oeste do Rio
Estádio do Maracanã, situado na zona oeste do Rio
Foto: Pedro Martins/Agif / Gazeta Press

Em documento enviado ao Ministério da Defesa do Brasil, o diretor de Inteligência Militar de Paris explicou que a informação foi analisada pela França e pelos serviços secretos de diversas nações, que chegaram à conclusão de que a notícia é "falsa".

Nos últimos dias, o relatório da audiência de um dirigente da inteligência francesa no Parlamento revelou que um membro brasileiro do EI estava "prestes a cometer atentados" contra a delegação do país nos Jogos.

No entanto, o documento não deu detalhes sobre a identidade do possível jihadista e nem sobre o suposto plano. A audiência foi no dia 26 de maio, em uma comissão que investiga os atentados de 2015 na França, mas seu relatório só foi divulgado na semana passada.

O jornal Libération chegou a publicar que a parte do diálogo referente ao brasileiro não deveria ter sido incluída no documento final, já que não informava sua identidade e localização.

Fonte: Ansa
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade