Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

As Principais Notícias da Europa

França celebra chegada de 2026 com luzes, fogos e clima seguro

Fogos de artifício, espetáculos de luz e festas marcaram a entrada da França em 2026, em um clima festivo e seguro. Em Paris, o tradicional espetáculo nos Champs-Élysées ocorreu sem apresentações ao vivo, mas reuniu uma multidão ao longo da avenida. Às 23h50, um show de luzes iluminou o Arco do Triunfo para "destacar Paris como cidade das artes e das ideias", segundo a prefeitura.

1 jan 2026 - 07h54
(atualizado às 08h12)
Compartilhar
Exibir comentários

O dispositivo de segurança foi reforçado: 10 mil policiais e militares mobilizados na região parisiense, contra 6 mil no ano passado. A venda de álcool nos arredores da avenida foi proibida, assim como a entrada com garrafas ou cantis de vidro. Até o final da manhã de quinta-feira (1°), não foi divulgado balanço oficial da polícia, mas as imagens de TV mostraram um ambiente tranquilo nos Champs-Élysées.

Segundo o instituto nacional de meteorologia Météo-France, a noite de Ano-Novo foi a mais fria no país desde 2002. Às 6h da manhã de quinta-feira, 1º de janeiro, a média nacional era de -3,9°C, próxima ao recorde de -4°C registrado há 24 anos.

Entre as temperaturas mais baixas, destacaram-se -11°C em Luxeuil-les-Bains e -10°C em Colmar, no leste do país. Em cidades mais conhecidas, os termômetros marcaram -6°C em Lyon, no sudeste, -4°C em Nantes, no oeste, e -2°C em Biarritz, no sudoeste.

Homenagem a Roma

Em Paris, os espectadores assistiram a uma homenagem ao 70º aniversário do acordo de irmandade entre Paris e Roma e a referências à temporada histórica do PSG. Depois da contagem regressiva para o novo ano, à meia-noite, os fogos começaram com um flash branco total, seguido por luzes douradas, prateadas e azuis, iluminando a fachada do Arco do Triunfo. O espetáculo terminou ao som da canção Imagine, de John Lennon.

Ao contrário dos dois últimos anos, não houve show ao vivo de réveillon nos Champs-Élysées. A prefeitura disse ter se curvado à recusa das autoridades policiais, que alegaram razões de segurança. "No ano passado, tivemos mais sustos em duas horas de réveillon nos Champs do que em três semanas de Jogos Olímpicos", confidenciou um comissário ao portal de notícias Franceinfo

Como outras cidades comemoraram 

Em Marselha (sul), não houve show nem fogos; parte do porto antigo ficou fechada e várias ruas do centro tiveram circulação proibida entre 18h e 2h. A cidade vive, nos últimos meses, um aumento exponencial da violência urbana.

Em Lyon, a virada foi marcada por luz e música na Basílica de Notre-Dame de Fourvière, mantendo o espírito da tradicional Festa das Luzes.

Em Cannes, um espetáculo pirotécnico e musical homenageou a célebre atriz americana Marilyn Monroe pelo centenário de seu nascimento.

Em Bourges, no centro do país, fogos e dois shows de luz e som criaram uma atmosfera festiva e colorida.

Nos territórios ultramarinos, música e fogos animaram a noite. Na Guiana Francesa, Caiena promoveu um baile popular e shows na Praça dos Palmistas, com o tema "campestre chique". Na Ilha da Reunião, os fogos duraram cerca de 30 minutos na orla de Saint-Pierre, acompanhados de música na praia. 

Com agências

RFI A RFI é uma rádio francesa e agência de notícias que transmite para o mundo todo em francês e em outros 15 idiomas.
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade