Morre, aos 94 anos, idosa reconhecida pela 'pior restauração da história'
Apesar do dano, Cecilia Giménez reconheceu os turistas trazidos pela 'restauração' como aspecto positivo à cidade de Borja, na Espanha
Morreu, aos 94 anos, Cecilia Giménez, autora de uma famosa restauração amadora da pintura 'Ecce Homo' em 2012, que, apesar de viralizar como a 'pior restauração da história', trouxe grande fluxo turístico para Borja, na Espanha.
Morreu, aos 94 anos, a espanhola Cecilia Giménez, conhecida pela restauração amadora da obra 'Ecce Homo', que viralizou em 2012. A informação foi confirmada por Eduardo Arilla, prefeito da cidade de Borja, na Espanha, onde Cecilia morava.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
A tentativa de restaurar a imagem religiosa tornou-se um fenômeno nas redes sociais pela completa descaracterização da obra, situada no Santuário da Misericórdia de Borja, na província de Zaragoza.
À época, o quadro, pintado na década de 1910 por Elías García Martínez, já estava deteriorado. Cecilia, na ocasião com 81 anos, realizou a 'restauração' sem uma autorização formal e, após perceber o problema, assumiu a responsabilidade pelo dano.
Ainda assim, o quadro viralizou e levou milhares de turistas ao santuário espanhol, em busca de conhecer a 'pior restauração da história'.
Três anos depois, Cecilia revelou ter sofrido com a repercussão do caso, mas que passou a ver como aspecto positivo o fluxo de turistas em Borja após a 'restauração' do quadro.
"Levei muito tempo para chegar a este ponto. No início, sofri muito, chorava todos os dias. Havia pessoas me esperando na porta, me perseguindo com câmeras e perguntas", lamentou ao 'The Guardian'. "Todos aqui veem o que eu fiz sob uma perspectiva diferente. A restauração colocou Borja no mapa mundial", disse.