Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Morre, aos 94 anos, idosa reconhecida pela 'pior restauração da história'

Apesar do dano, Cecilia Giménez reconheceu os turistas trazidos pela 'restauração' como aspecto positivo à cidade de Borja, na Espanha

29 dez 2025 - 20h42
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Morreu, aos 94 anos, Cecilia Giménez, autora de uma famosa restauração amadora da pintura 'Ecce Homo' em 2012, que, apesar de viralizar como a 'pior restauração da história', trouxe grande fluxo turístico para Borja, na Espanha.
Morre, aos 94 anos, Cecilia Giménez, responsável pela restauração da obra 'Ecce Homo' que viralizou em 2012
Morre, aos 94 anos, Cecilia Giménez, responsável pela restauração da obra 'Ecce Homo' que viralizou em 2012
Foto:

Morreu, aos 94 anos, a espanhola Cecilia Giménez, conhecida pela restauração amadora da obra 'Ecce Homo', que viralizou em 2012. A informação foi confirmada por Eduardo Arilla, prefeito da cidade de Borja, na Espanha, onde Cecilia morava.

A tentativa de restaurar a imagem religiosa tornou-se um fenômeno nas redes sociais pela completa descaracterização da obra, situada no Santuário da Misericórdia de Borja, na província de Zaragoza. 

À época, o quadro, pintado na década de 1910 por Elías García Martínez, já estava deteriorado. Cecilia, na ocasião com 81 anos, realizou a 'restauração' sem uma autorização formal e, após perceber o problema, assumiu a responsabilidade pelo dano.  

Ainda assim, o quadro viralizou e levou milhares de turistas ao santuário espanhol, em busca de conhecer a 'pior restauração da história'. 

Três anos depois, Cecilia revelou ter sofrido com a repercussão do caso, mas que passou a ver como aspecto positivo o fluxo de turistas em Borja após a 'restauração' do quadro. 

"Levei muito tempo para chegar a este ponto. No início, sofri muito, chorava todos os dias. Havia pessoas me esperando na porta, me perseguindo com câmeras e perguntas", lamentou ao 'The Guardian'. "Todos aqui veem o que eu fiz sob uma perspectiva diferente. A restauração colocou Borja no mapa mundial", disse. 

A pintura original de 1930 era considerada de baixo valor artístico
A pintura original de 1930 era considerada de baixo valor artístico
Foto: Centro de Estudos Borgianos / BBC News Brasil
Fonte: Portal Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade