Script = https://s1.trrsf.com/update-1770314720/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

As Principais Notícias da Europa

Contra 'doomscrolling', UE exige que TikTok mude interface 'viciante'

A Comissão Europeia pediu nesta sexta-feira (6) que o aplicativo TikTok mude sua interface considerada "viciante", que gera o doomscrolling. O termo designa o hábito de consumir conteúdo negativo em excesso no celular, o que favorece ansiedade, depressão e outros transtornos mentais, principalmente entre adolescentes e jovens. O Executivo europeu também acusa a plataforma de violar a legislação digital do bloco.

6 fev 2026 - 13h17
Compartilhar
Exibir comentários

"É necessário que o TikTok aja e mude sua interface na Europa para proteger nossos menores", afirmou a comissária europeia responsável pelo digital, Henna Virkkunen, em entrevista coletiva. De acordo com a representante da UE, o objetivo é tornar essas plataformas seguras para todos os usuários, incluindo crianças.

Adolescentes posam com celulares em frente ao logo do TikTok, em imagem ilustrativa.
Adolescentes posam com celulares em frente ao logo do TikTok, em imagem ilustrativa.
Foto: REUTERS - Dado Ruvic / RFI

"As redes sociais deveriam ser projetadas de maneira suficientemente seguras para que não fosse necessário impor restrições de idade tão rigorosas", declarou. Caso contrário, o aplicativo poderá ter que pagar no futuro, uma multa de até 6% de seu faturamento global anual.

O TikTok denunciou nesta sexta a imagem "completamente falsa" da plataforma difundida pela União Europeia. "Tomaremos todas as medidas necessárias para contestar essas conclusões, com todos os meios à nossa disposição", afirmou a rede social em comunicado.

A UE, que dispõe do arcabouço jurídico mais completo do mundo para regular o setor digital, abriu uma investigação sobre o TikTok há dois anos. Em suas conclusões preliminares, o Executivo do bloco aponta "funcionalidades viciantes" que "podem prejudicar o bem-estar físico e mental" de seus usuários, especialmente menores, incentivados a consultar seus telefones de maneira "compulsiva".

Três funcionalidades estão na mira de Bruxelas: a rolagem contínua de conteúdos no aplicativo, a reprodução automática de vídeos e o envio repetido de notificações push.

Segundo um responsável europeu, o TikTok menciona o potencial viciante do aplicativo e "avalia esses riscos". Mas isso é insuficiente diante das leis europeias sobre o digital, ressaltou. As mesmas regras são criticadas pelo governo de Donald Trump e por proprietários de redes sociais, como Elon Musk, dono da rede X.

Restrição de idade?

Segundo Bruxelas, o TikTok não leva em conta "indicadores importantes sobre o uso compulsivo do aplicativo", como o tempo gasto por crianças na plataforma durante a noite.

A UE considera que as funcionalidades da plataforma para limitar o tempo de tela são muito "fáceis de ignorar" e lamenta que o controle parental exija muitas etapas para ser ativado. De acordo com a União Europeia, até agora a plataforma vinha cooperando com suas investigações. Mas o tom mudou, após a divulgação do comunicado.

Atualmente, várias capitais europeias analisam a possibilidade de proibir o uso de redes sociais por crianças ou jovens adolescentes menores de 15 anos, como é o caso na França. No ano passado, sob pressão e em resposta às críticas, a plataforma apresentou novas funcionalidades, como a "Hora do Sono", a "Pausa Programada", que envia alertas sobre o tempo de tela ou após as 22h.

A plataforma também anunciou que disponibilizaria conteúdos de relaxamento, inspirados de aplicativos de meditação, e "recompensas" em forma de crachás virtuais que incentivam o usuário a cumprir seus limites de conexão.

O TikTok também é alvo de outra investigação, ainda em andamento, da UE, sobre acusações de interferência estrangeira durante as eleições presidenciais romenas.

RFI A RFI é uma rádio francesa e agência de notícias que transmite para o mundo todo em francês e em outros 15 idiomas.
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade