PUBLICIDADE

Estados Unidos

Vídeo mostra prisão de mulher negra que morreu sob custódia

Sandra Bland foi presa após não dar sinal com o carro; gravação da detenção divulgada pela polícia possui sinais de edição

22 jul 2015 - 19h32
(atualizado às 22h44)
Compartilhar
Exibir comentários

Imagens divulgadas pela polícia do Texas, nos Estados Unidos, mostram a prisão de uma mulher negra que morreu três dias depois, ainda sob custódia policial. O vídeo, feito no dia 10 de julho, mostra o momento em que um policial pede que Sandra Bland pare o carro porque não deu sinal. Os dois discutiram naquele momento.

Bland tinha acabado de começar em um emprego novo, e familiares dizem que ela não teria cometido suicídio
Bland tinha acabado de começar em um emprego novo, e familiares dizem que ela não teria cometido suicídio
Foto: Aaron M. Sprecher / EFE

O médico-legista disse que Bland, de 28 anos, enforcou-se em sua cela, mas sua família exige uma autópsia independente. Autoridades estaduais e o FBI estão investigando o caso. A morte da mulher causou comoção nos Estados Unidos, meses após os protestos contra a violência policial contra jovens negros.

Cortes e repetições

No vídeo de 52 minutos divulgado pelo Departamento de Segurança Pública do Texas, o policial é visto multando Bland e exigindo que ela apague seu cigarro, o que ela se recusa a fazer.

Em vídeo, policial ameaça jovem negra achada morta em prisão:

Quando ela se recusa a sair, ele tenta puxá-la para fora do veículo, sem sucesso. Em seguida, parece ameaçá-la com uma arma de eletrochoque e diz: "eu vou acender você". Ela sai do carro e os dois saem do campo de visão da câmera, mas o áudio sugere que há confronto físico antes que outros policiais cheguem ao local.

"Você me empurrou e bateu minha cabeça no chão, eu tenho epilepsia", afirma Bland. "Tudo isso por não ter dado sinal", diz, enquanto parece chorar. O policial que prendeu Bland afirma que foi chutado. Ele foi afastado da corporação em um processo administrativo.

O vídeo, que já tem mais de um milhão de visualizações no YouTube, parece ter cortes abruptos em sua continuidade e 'loops' em diversas partes, sugerindo que foi editado antes de ser liberado. Participantes de redes sociais, incluindo a diretora de cinema Ava DuVernay (que dirigiu um filme indicado ao Oscar 2015), questionaram a autenticidade do vídeo. "Eu ganho a vida editando vídeos. Mas qualquer um consegue ver que esse vídeo oficial foi cortado. (...) Por que?", escreveu DuVernay no Twitter.

Foto: Reprodução Twitter

Aos 25 minutos, um homem aparece saindo de sua caminhonete e desaparecendo do quadro. Segundos depois, ele reaparece saindo novamente do carro. Depois, aos 32m37, um carro branco aparece na imagem e desaparece. Alguns segundos depois, reaparece. O áudio do policial discutindo o incidente, no entanto, não parece mudar. A mesma imagem do carro branco volta a aparecer aos 33m04, sem mudanças no áudio.

Em um comunicado divulgado nesta quarta-feira, o representante do Departamento de Segurança Pública texano, Tom Vinger, afirmou que o vídeo "não foi editado". "Parte do vídeo... foi afetada durante o upload e isso está sendo analisado. Estamos trabalhando para postar novamente o vídeo", disse.

Investigações

Imagens da prisão não mostram o que aconteceu dentro da cela de Bland após ela ser presa, mas sugerem que ninguém entrou ou saiu até que ela fosse encontrada morta. O delegado Glen Smith disse que seus funcionários conferiram a situação de Bland uma hora antes de ela ter sido encontrada morta.

Sua irmã, Shante Needham, afirmou que Bland ligou para ela da cadeia e disse não saber por que havia sido presa. Ela também teria dito achar que o policial quebrou seu braço. Meses antes, Sandra postou um vídeo online em que dizia estar sofrendo de "um pouco de depressão e de transtorno do estresse pós-traumático".

No início desta terça-feira, o promotor público local, Elton Mathis, disse que o caso – assim como todos os casos de mortes em celas de prisões – deve ser investigado como assassinato.

BBC News Brasil BBC News Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC News Brasil.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade