Script = https://s1.trrsf.com/update-1764790511/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Estados Unidos

Após tarifa, brasileiros 'invadem' perfil de Trump com centenas de comentários: 'Deixe o Brasil em paz'

Brasileiros reagiram à decisão do presidente norte-americano de taxar as importações do Brasil em 50%

10 jul 2025 - 11h39
(atualizado às 13h25)
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Brasileiros criticaram Donald Trump nas redes sociais após ele anunciar uma tarifa de 50% sobre importações do Brasil, enquanto Lula declarou que o país não aceitará tutelas e avaliará medidas de reciprocidade.
Trump limita comentários após brasileiros ‘invadirem’ perfil oficial em reação ao tarifaço:

Após Donald Trump anunciar uma tarifa de 50% sobre as importações do Brasil, os brasileiros 'invadiram' o perfil do presidente dos Estados Unidos no Instagram para criticar a medida. 

O ex-presidente dos EUA, Donald Trump, comparece ao julgamento por fraude civil da Trump Organization, na Suprema Corte do Estado de Nova York, no bairro de Manhattan, na cidade de Nova York, EUA, em 7 de dezembro de 2023.
O ex-presidente dos EUA, Donald Trump, comparece ao julgamento por fraude civil da Trump Organization, na Suprema Corte do Estado de Nova York, no bairro de Manhattan, na cidade de Nova York, EUA, em 7 de dezembro de 2023.
Foto: REUTERS/Mike Segar/Foto de arquivo

Entre os comentários nas publicações de Trump, estão mensagens como "Brasil soberano", "respeite a soberania do Brasil", "viva o Brics", "o Brasil não é quintal dos EUA" e "deixe o Brasil em paz".

Com as centenas de mensagens nas postagens, Trump limitou os comentários no seu perfil. 

Brasil é o país com a maior taxa entre todas as nações notificadas por Trump:

Entenda o que aconteceu

Na quarta-feira, 9, Trump anunciou a imposição de uma tarifa de 50% sobre as importações brasileiras. A medida foi divulgada por meio de sua plataforma, a Truth Social.

Segundo Trump, a decisão é uma resposta direta ao que chamou de "censura" a redes sociais americanas por parte do governo brasileiro. Ele também mencionou críticas ao Supremo Tribunal Federal (STF), acusando a Corte de promover ataques à liberdade de expressão.

A carta divulgada foi iniciada com uma exigência de que o ex-presidente Jair Bolsonaro "pare de ser perseguido imediatamente".

Mais tarde, em resposta, Lula afirmou que o "Brasil é um país soberano com instituições independentes" e que "não aceitará ser tutelado por ninguém". O presidente brasileiro também alertou que qualquer medida de elevação de tarifas de forma unilateral será respondida à luz da Lei brasileira de Reciprocidade Econômica.

Nesta quinta-feira, 10, Lula convocou os ministros para uma reunião no Palácio da Alvorada, para discutir a reação ao anúncio de Trump.

Lula rebate Trump sobre argumentos para tarifa de 50%: 'Brasil é um país soberano':
Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade