Após tarifa, brasileiros 'invadem' perfil de Trump com centenas de comentários: 'Deixe o Brasil em paz'
Brasileiros reagiram à decisão do presidente norte-americano de taxar as importações do Brasil em 50%
Brasileiros criticaram Donald Trump nas redes sociais após ele anunciar uma tarifa de 50% sobre importações do Brasil, enquanto Lula declarou que o país não aceitará tutelas e avaliará medidas de reciprocidade.
Após Donald Trump anunciar uma tarifa de 50% sobre as importações do Brasil, os brasileiros 'invadiram' o perfil do presidente dos Estados Unidos no Instagram para criticar a medida.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Entre os comentários nas publicações de Trump, estão mensagens como "Brasil soberano", "respeite a soberania do Brasil", "viva o Brics", "o Brasil não é quintal dos EUA" e "deixe o Brasil em paz".
Com as centenas de mensagens nas postagens, Trump limitou os comentários no seu perfil.
Entenda o que aconteceu
Na quarta-feira, 9, Trump anunciou a imposição de uma tarifa de 50% sobre as importações brasileiras. A medida foi divulgada por meio de sua plataforma, a Truth Social.
Segundo Trump, a decisão é uma resposta direta ao que chamou de "censura" a redes sociais americanas por parte do governo brasileiro. Ele também mencionou críticas ao Supremo Tribunal Federal (STF), acusando a Corte de promover ataques à liberdade de expressão.
A carta divulgada foi iniciada com uma exigência de que o ex-presidente Jair Bolsonaro "pare de ser perseguido imediatamente".
Mais tarde, em resposta, Lula afirmou que o "Brasil é um país soberano com instituições independentes" e que "não aceitará ser tutelado por ninguém". O presidente brasileiro também alertou que qualquer medida de elevação de tarifas de forma unilateral será respondida à luz da Lei brasileira de Reciprocidade Econômica.
Nesta quinta-feira, 10, Lula convocou os ministros para uma reunião no Palácio da Alvorada, para discutir a reação ao anúncio de Trump.