Script = https://s1.trrsf.com/update-1764790511/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Estados Unidos

Trump anuncia tarifa de 50% sobre produtos importados do Brasil

Na carta divulgada na rede social Truth Social na tarde desta quarta-feira, o presidente americano acusa o Brasil de promover a censura

9 jul 2025 - 17h47
(atualizado às 19h03)
Compartilhar
Exibir comentários
Trump anuncia tarifa de 50% sobre produtos do Brasil:

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta quarta-feira, dia 9, a imposição de uma tarifa de 50% sobre as importações brasileiras. A medida foi divulgada por meio de sua plataforma, a Truth Social.

Segundo Trump, a decisão é uma resposta direta ao que chamou de "censura" a redes sociais americanas por parte do governo brasileiro. Ele também mencionou críticas ao Supremo Tribunal Federal (STF), acusando a Corte de promover ataques à liberdade de expressão.

A carta, divulgada da mesma maneira que outros anúncios nesta segunda-feira, 7, foi iniciada de forma diferente das demais, com uma exigência de que o ex-presidente Jair Bolsonaro "pare de ser perseguido imediatamente".

Presidente dos EUA, Donald Trump, à direita, e o vice-presidente JD Vance sentam-se na Sala de Situação enquanto monitoram a missão que atacou três instalações de enriquecimento nuclear iranianas
Presidente dos EUA, Donald Trump, à direita, e o vice-presidente JD Vance sentam-se na Sala de Situação enquanto monitoram a missão que atacou três instalações de enriquecimento nuclear iranianas
Foto: by Daniel Torok/The White House via Getty Images

Na sequência, o presidente americano destaca a tarifa de 50% sobre as importações brasileiras, independente de outras tarifas setoriais. Trump anunciou anteriormente que irá taxar em 10% os países do Brics -- incluindo o Brasil -- e outras nações alinhadas ao grupo, que ele considera adotar políticas anti-americanas. 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se manifestou sobre as ameaças tarifárias de Trump. "Nem acho que eu deveria comentar, porque não acho uma coisa muito responsável e séria um presidente da República de um país do tamanho dos EUA ficar ameaçando o mundo através da internet. Não é correto. Ele precisa saber que o mundo mudou", afirmou o presidente em coletiva de imprensa após cúpula do Brics. 

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade