Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Política

Lula convoca ministros para discutir reação a tarifa de Trump ao Brasil

Reunião acontece na manhã desta quinta-feira, 10, no Palácio da Alvorada

10 jul 2025 - 09h53
(atualizado às 10h23)
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Lula convocou ministros para discutir a resposta ao aumento de 50% nas tarifas de importação brasileiras anunciado por Trump, medida justificada como reação a suposta censura e críticas ao STF.
Lula rebate Trump sobre argumentos para tarifa de 50%: 'Brasil é um país soberano':

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) convocou os ministros para uma reunião na manhã desta quinta-feira, 10, no Palácio da Alvorada, para discutir a reação ao anúncio do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de taxar as importações brasileiras em 50%.

Segundo a Casa Civil, o governo também decidiu criar um grupo de estudos para definir qual será a reação a ser adotada ante a imposição das tarifas, que devem entrar em vigor a partir de 1º de agosto.

Trump anuncia tarifa de 50% sobre produtos do Brasil:

Tarifaço de Trump

Na quarta-feira, 9, Trump anunciou a imposição de uma tarifa de 50% sobre as importações brasileiras. A medida foi divulgada por meio de sua plataforma, a Truth Social.

Segundo Trump, a decisão é uma resposta direta ao que chamou de "censura" a redes sociais americanas por parte do governo brasileiro. Ele também mencionou críticas ao Supremo Tribunal Federal (STF), acusando a Corte de promover ataques à liberdade de expressão.

A carta divulgada foi iniciada com uma exigência de que o ex-presidente Jair Bolsonaro "pare de ser perseguido imediatamente".

Resposta de Lula

Mais tarde, em resposta, Lula afirmou que o "Brasil é um país soberano com instituições independentes" e que "não aceitará ser tutelado por ninguém".

O presidente brasileiro também alertou que qualquer medida de elevação de tarifas de forma unilateral será respondida à luz da Lei brasileira de Reciprocidade Econômica. (*Com informações da Reuters).

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade