'Essas joias tinham valor inestimável', diz ministro francês após roubo no museu do Louvre
Criminosos usaram motosserras e fugiram em scooters em ação que demorou sete minutos
O ministro do Interior da França, Laurent Nuñez, afirmou que as joias roubadas no museu do Louvre neste domingo, 19, “tinham valor inestimável”.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
O museu, que é o mais visitado do mundo, foi fechado após a ação dos criminosos, que usaram motosserras e fugiram em scooters em ação que demorou sete minutos. O alvo do crime foi a galeria de Apolo, onde estão expostas peças históricas do acervo francês.
"Essas joias tinham valor inestimável, eram um verdadeiro patrimônio", argumentou o ministro.
O ataque ocorreu por volta das 9h30 (horário local), no momento em que o museu abria ao público. O Ministério Público de Paris anunciou a abertura de uma investigação por roubo.
Segundo o jornal Le Parisien, uma das joias roubadas foi recuperada do lado de fora do museu. As primeiras informações indicam que se trata da coroa da imperatriz Eugênia, esposa de Napoleão III, que teria sido danificada durante o roubo.
Os assaltantes teriam acessado o prédio pelo cais do Sena, área onde há obras em andamento, e usado um elevador de carga para chegar diretamente à galeria. Segundo informações do jornal, os criminosos quebraram vitrines com pequenas motosserras, levaram as joias e fugiram em uma motocicleta TMax em direção à rodovia A6. (*Com informações do Estadão Conteúdo)